Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de SetúbalCatarina Marcelino apresenta candidatura
Na sua intervenção, Catarina Marcelino referiu que o cumprimento da lei da paridade nas próximas eleições de 2009, com especial enfoque nas autárquicas, “é o grande desafio do próximo mandato das mulheres socialistas”.

Por Jornal Rostos
Necessidade de mais participação das mulheres na vida pública
A intervenção de Elza Pais, presidente da Comissão para a Igualdade de Género e Cidadania, centrou-se na necessidade de mais participação das mulheres na vida pública, estando esta participação totalmente dependente da maior participação dos homens na vida privada, sendo necessário um maior equilíbrio de género nestas duas dimensões da vida em sociedade e dando como exemplo o trabalho que Catarina Marcelino tem realizado no Departamento das Mulheres Socialistas de Setúbal.
Pedro Marques salientou as qualidades pessoais e políticas da candidata
Pedro Marques salientou as qualidades pessoais e políticas da candidata, salientando a sua capacidade política e a sua competência profissional, afirmando que trabalha com Catarina Marcelino há já alguns anos e que travaram juntos várias batalhas políticas. Fez referência ao trabalho realizado pela candidata na Câmara Municipal de Montijo, enquanto responsável pelo Gabinete de Saúde e Acção Social e o papel que tem desempenhado nas políticas sociais que este Governo tem apresentado. Deixou ainda uma palavra ao trabalho realizado nos últimos dois anos no Departamentos de Mulheres Socialistas e referindo que a sala com centenas de apoiantes é bem a prova desse trabalho.
Departamento, federação e Juventude Socialista concorrem em conjunto para “a vitória do PS”
Catarina Marcelino começou por agradecer o apoio dos/as presentes e afirmou que a sala cheia de homens e mulheres se deveu ao trabalho que o Departamento das Mulheres Socialistas de Setúbal realizou nos dois últimos anos, entendendo que esse Departamento, tal como a federação e a Juventude Socialista, concorrem em conjunto para “a vitória do PS”.
“A igualdade só é possível com homens e mulheres”
Falou das realizações do mandato que termina, salientando a vitória do Referendo da IVG, o Manifesto Homens Contra a Violência, apresentado por 100 homens em conjunto com as Mulheres Socialistas, afirmando assim que “a igualdade só é possível com homens e mulheres”. Por fim, falou da formação política realizada que envolveu uma centena de mulheres militantes e simpatizantes do PS, sendo o cumprimento da lei da paridade nas próximas eleições de 2009, com especial enfoque nas autárquicas, “o grande desafio do próximo mandato das mulheres socialistas”, procurando também dar continuidade às sessões temáticas sobre temas da agenda política, envolvendo figuras de destaque político, académico e da sociedade civil.













