Saltar para o conteúdo
Bastidores

Secretário de Estado da Protecção Civil inaugura em PalmelaNova Sala de Operações do CDOS - Comando Distrital de Setúbal de Operações de Socorro

O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, presidiu, hoje de manhã, à cerimónia de inauguração da nova Sala de Operações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e ao acto de assinatura de um contrato de desenvolvimento entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Associação de Bombeiros Voluntários de Palmela.

O acordo, assinado entre o Presidente da ANPC, Arnaldo Cruz, e o Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Palmela, Octávio Machado, e homologado pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, estreita a colaboração que existe há vários anos entre as duas entidades e estabelece o desenvolvimento de acções concretas na área da prevenção e da reacção a acidentes.

3 min de leitura
Secretário de Estado da Protecção Civil inaugura em Palmela Nova Sala de Operações do CDOS - Comando Distrital de Setúbal de Operações de Socorro

Por Jornal Rostos

Para Vasco Franco a instalação do CDOS no quartel dos Bombeiros de Palmela tem sido uma “mais-valia”, só possível devido à colaboração na Associação e da autarquia.

“Sabemos que o sistema de Protecção Civil só pode funcionar se todos criarmos os mecanismos necessários para articular, muito bem, todas as potencialidades que podemos colocar no sistema. É uma mais-valia para Palmela o facto de o CDOS estar aqui” e essa mais-valia, referiu, deve-se à compreensão da Câmara e ao apoio da Associação de Bombeiros Voluntários de Palmela, que é “fundamental”.

Vasco Franco lembrou, ainda, as profundas mudanças implementadas, nos últimos anos, na área da Protecção Civil. “Essa mudança traduziu-se em reconhecer a realidade dos novos tempos e procurar responder àquilo que são as solicitações que essa realidade implica. Por um lado, as dificuldades crescentes de manter o mesmo nível de resposta daquilo que eu considero ser o pilar básico essencial do nosso sistema de Protecção Civil, que são os bombeiros voluntários. Para responder a isso o que é que foi feito? Criaram-se os corpos de bombeiros profissionais, que dependem directamente da Administração Central. Refiro-me aos Grupos de Intervenção Permanente da GNR e à Força Especial de Bombeiros Canarinhos. Essa disponibilidade permanente espalhada pelo País é, de facto, fundamental. Por outro lado, foi criada a empresa de meio aéreo, que dispõem de uma frota permanente que nos permite responder a uma grande variedade de problemas. Outro elemento fundamental são as Equipas e Intervenção Permanente nos Corpos de Bombeiros Voluntários, para podermos manter esta base do sistema operacional. E portanto é, por um lado, com esta nova filosofia e este novo modelo e, por outro, com a cooperação que conseguimos estabelecer com as autarquias e a colaboração constante das Associações de Bombeiros Voluntários, que contamos”, disse o Secretário de Estado. Vasco Franco agradeceu, ainda, a Octávio Machado toda a disponibilidade e trabalho feito com a Associação e à Presidente da Câmara, Ana Teresa Vicente, toda a disponibilidade da autarquia, referindo que da parte do Ministério procurar-se-á aprofundar a “relação e todas as sinergias, para se continuar a manter, o mais operacional possível, os recursos que temos aqui”.

O Presidente dos Bombeiros Voluntários de Palmela manifestou a sua disponibilidade “não só para assumir as responsabilidades da Associação” mas também “aquelas que são exigidas pela ANPC”. Octávio Machado disse, ainda, contar, em todo este trajecto, com a compreensão e a colaboração da ANPC, da Câmara Municipal, do Governo Civil e das outras associações de bombeiros do Distrito de Setúbal.

Durante o encontro, o Comandante Operacional Distrital teve oportunidade de fazer uma breve apresentação da caracterização do Distrito, dos meios disponíveis, e da actividade operacional distrital.






Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção