Saltar para o conteúdo
Bastidores

Bloco de Esquerda - SetúbalQuestiona Governo sobre sustentabilidade da Vanpro e regularização do fornecimento do Autoeuropa

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda realizou contactos com as organizações representativas de trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa, através das quais tomou conhecimento do contínuo agravamento de um problema de fornecimento da linha da Autoeuropa, que pode vir a colocar em risco a performance da empresa e, no futuro, os seus postos de trabalho.

2 min de leitura
Bloco de Esquerda - Setúbal Questiona Governo sobre sustentabilidade da Vanpro e regularização do fornecimento do Autoeuropa

Por Jornal Rostos

Este problema faz-se sentir agudamente na Vanpro, empresa daquele Parque Industrial dedicada à montagem de bancos para os automóveis produzidos em Palmela, que desde o encerramento da Lear - empresa que forneceu durante anos bancos acabados e capas para bancos à Autoeuropa - recebe agora capas montadas provenientes de fornecedor turco. Este fornecedor não tem assegurado as devidas condições de entrega destes materiais que implicam formas de acondicionamento complexas e dispendiosas, inviáveis em transporte de longa distância - o que tem vindo a resultar em elevadas taxas de rejeição.

Tal facto afecta a performance da Vanpro, enquanto fornecedora, provocando, já por diversas vezes, a excessiva acumulação de viaturas por acabar na Autoeuropa, exclusivamente por este motivo.

O Bloco de Esquerda entende este problema como consequência directa do fecho da Lear, que deixou centenas de trabalhadores e trabalhadoras sem emprego, e carece de uma intervenção facilitadora pela parte do Governo, uma vez que grande parte da mão-de-obra da antiga Lear permanece disponível e que o actual regime de importação de capas coloca sob ameaça os postos de trabalho da Vanpro, além de prejudicar a normal laboração da Autoeuropa.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questiona por isso o Governo, através do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, a seguinte pergunta:
- Que medidas pretende o Governo tomar, junto das empresas clientes (directos ou indirectos) da antiga Lear, no sentido de restabelecer o fabrico de capas para bancos no Parque Industrial da Autoeuropa, de modo a normalizar esta situação e assegurar a sustentabilidade dos postos de trabalho da Vanpro e a regularização do fornecimento da Autoeuropa?

Juntamente se anexam as perguntas que os deputados Jorge Costa e Mariana Aiveca dirigiram ao Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e ao Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Fonte - BE

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção