Saltar para o conteúdo
Bastidores

Deputados do PSD SetúbalPreocupados com urgências de obstetrícia e pediatria

"Quais as medidas já definidas para assegurar em permanência a rede de urgências no HGO e nos restantes hospitais da Península de Setúbal, nomeadamente, nas urgências de obstetrícia e pediatria nos períodos de Verão?" - é uma das perguntas dirigidas ao Governo pelos deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de setúbal.

3 min de leitura
Deputados do PSD Setúbal Preocupados com urgências de obstetrícia e pediatria

Por Jornal Rostos

Divulgamos o texto da pergunta colocada na Assembleia da república pelos deputados sociais democratas:

HOSPITAL GARCIA DE ORTA e HOSPITAL NO SEIXAL

Após diversas notícias publicas sobre momentos mais ou menos agitados que se viveram no período de Natal nas urgências o PSD entendeu solicitar uma reunião e visita ao HGO, que se realizou no passado dia 13 de Janeiro.
Esta iniciativa teve como objectivo analisar a situação que está a preocupar a população servida, principalmente os habitantes de Almada, Seixal e Sesimbra, e saber quais as soluções implementadas ou a implementar.

Constatou-se que a falta de aposta na rede de cuidados de saúde primários da área de influência é um dos principais problemas que afectam o normal funcionamento da unidade hospitalar. Por outro lado, como é do conhecimento público, o sudimensionamento da unidade para a população servida continua até à presente data sem ter uma resposta de futuro.

Constatou-se também nessa reunião que, a preocupação já manifestada anteriormente pelo PSD ao Ministério da Saúde no que respeita às rede de urgências pediátricas e de obstetrícia no Distrito de Setúbal, que normalmente quase entra em ruptura anualmente em cada Verão, tal como aconteceu o ano passado, parece ainda não ter da parte da tutela a solução que continue a garantir o nível de serviço e de acessibilidade a toda a população de Norte a Sul da região.

Uma das iniciativas apresentada pelo CA do HGO foi o projecto do novo edifício para a consulta externa e para o ambulatório, que consideramos relevante e prioritária, restando saber se estão garantidas as condições para a sua concretização urgente.

Nesse sentido, ao abrigo das normas constitucionais e regimentais os deputados abaixo assinados vêm perguntar ao Governo através do Ministério da Saúde o seguinte:

1- Quais as medidas já definidas para assegurar em permanência a rede de urgências no HGO e nos restantes hospitais da Península de Setúbal, nomeadamente, nas urgências de obstetrícia e pediatria nos períodos de Verão?

2- Estão garantidas as condições para concretizar a construção do novo edifício da consulta externa? Quais os prazos de inicio e de construção previstos?

3- As recentes mudanças na vida política/económica do País devido à crise provocada pelo Governo do PS vieram alterar ou confirmar os compromissos assumidos anteriormente pelo Ministério da Saúde? Quais os compromissos que o Ministério da Saúde assume politicamente neste contexto?

4- Quais as medidas concretas para melhorar a rede de cuidados de saúde primários na zona, incluindo a falta de médicos e o adiamento da construção do Centro de Saúde de Corroios/Vale Milhaços?

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção