Saltar para o conteúdo
Bastidores

PSD de Santiago do CacémCongratula-se pelo não encerramento de escolas no concelho

A Comissão Política de Secção de Santiago do Cacém do PSD, em comunicado, expressa as suas "congratulações" pela decisão tomada, pelo Ministério da Educação, em não encerrar nenhuma escola no Concelho de Santiago do Cacém.

2 min de leitura
PSD de Santiago do Cacém Congratula-se pelo não encerramento de escolas no concelho

Por Jornal Rostos

A Educação é por muitos aceite, um dos vectores estratégicos de qualquer sociedade. Frases como, “a Educação é uma paixão”, “a Educação é a base de qualquer País”, são afirmações proferidas sistematicamente.
A Comissão Política de Secção de Santiago do Cacém do PSD, no seguimento da decisão por parte do Ministério da Educação, em não encerrar nenhuma escola no Concelho de Santiago do Cacém, vem desta forma expressar congratulações pela respectiva tomada de posição.
O parque escolar no nosso País, à imagem de outros centros de interesse, deve ser encarado de forma concertada com o chamado desenvolvimento sustentável. Não é possível diminuir as assimetrias regionais, encerrando locais onde o conhecimento possa ser apreendido e difundido. No entanto, importa aferir se as condições existentes para que a aprendizagem ocorra em ambiente propício estão presentes nesses mesmos locais.
A tomada de posição desta Comissão Política prima, essencialmente, por uma avaliação factual e consistente da rede escolar no nosso País em geral e, do nosso Concelho, em particular. Depois de se efectuar um levantamento pormenorizado dos prós e dos contras, aceitamos o encerramento das unidades que não reúnam condições, bem como, somos a favor do reforço das unidades que têm necessidade de melhoria.
Não excluímos, assim, o encerramento de escolas, no entanto, não concordamos com o encerramento de escolas ou de qualquer serviço público por mero decreto.
Esta Comissão Política, mediante a solicitação de tomada de posição pública, por parte de diversas individualidades, sempre defendeu que, só tomaria uma posição após a decisão por parte do Ministério.
Achamos despropositado, a exemplo do que foi efectuado por outras forças políticas, a utilização da decisão de um Governo que se encontrava em Gestão para se levantar uma bandeira política indiciadora de uma acção de pré campanha eleitoral.
Reiteramos a nossa satisfação pelo não encerramento de nenhuma escola no Concelho de Santiago do Cacém, apelando para que o bom senso impere sempre nas decisões futuras.

Paulo Gamito
Presidente da CPS – PSD - Santiago do Cacém

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção