Saltar para o conteúdo
Bastidores

CDS-PP ausculta autarquias sobre decréscimo de população no interior do País

Os deputados do CDS-PP, Nuno Magalhães, Artur Rêgo e Hélder Amaral, estão a auscultar as Câmaras Municipais sobre o decréscimo de população no interior do País.

2 min de leitura
CDS-PP ausculta autarquias sobre decréscimo de população no interior do País

Por Jornal Rostos

No requerimento enviado às autarquias, os deputados democrata-cristãos querem saber, quais são, na opinião dos autarcas, as razões que conduziram à diminuição da população nos respectivos concelhos, nomeadamente, que dados podem estes providenciar relativos ao aumento ou diminuição do número de empresas no concelho nos últimos seis anos, e qual o tipo de actividade prevalecente nessas empresas, qual o número de postos de trabalho perdidos no concelho nos últimos seis anos e se houve aumento ou diminuição da população escolar no concelho nos últimos seis anos.

O CDS-PP quer ainda saber se os autarcas consideram que a cobertura de transportes públicos no seu concelho é suficiente e, se não, como entende a autarquia que, usando os meios disponíveis e sem acréscimo de encargos, poderia a mesma ser melhorada.

Os deputados do CDS-PP frisam, justificando o requerimento, que se assiste em Portugal, desde há mais de 20 anos, a um acentuado decréscimo populacional nos concelhos do interior do País, não tendo, não obstante constar do discurso político corrente, sido parado tal processo de desertificação, o qual, pelo contrário se tem acentuado progressivamente. Por outro lado, e em simultâneo, acrescentam, Portugal tem também assistido a um significativo decréscimo da sua taxa de natalidade, a qual é hoje negativa, comprometendo o futuro geracional do País e, num quadro, mais dramático, a sua própria sustentabilidade futura como Nação.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção