Saltar para o conteúdo
Bastidores

Leonel Brandão candidato PS visitou o Mercado 25 de AbrilMercados municipais são «motores de dinamização»

Tendo em conta, especialmente, o contexto atual Leonel Brandão defende que a intervenção nos mercados e, nomeadamente, no Mercado 25 de Abril não pode, nem deve restringir-se a algumas obras de requalificação. Veja-se, por exemplo, que apesar da alteração ao longo de décadas no espaço envolvente não houve o mínimo cuidado em enquadrar este mercado municipal na Cidade.

3 min de leitura
Leonel Brandão candidato PS visitou o Mercado 25 de Abril Mercados municipais são «motores de dinamização»

Por Jornal Rostos

NOTA DE IMPRENSA

CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DO ALTO DO SEIXALINHO, SANTO ANDRÉ E VERDERENA VISITA MERCADO 25 DE ABRIL

No âmbito da candidatura à presidência da U.F. do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Leonel Brandão visitou o Mercado 25 de Abril no passado sábado (08-Set).
Leonel Brandão defende que os mercados municipais são “motores de dinamização” e considera que, apesar de ao longo do tempo se ter verificado uma evolução a nível da oferta comercial que contribuiu, inevitávelmente, para a perda de protagonismo destes espaços, também as atuais políticas de gestão quer a nível do poder central quer a nível do poder local têm contribuído para que os mercados estejam a ser remetidos para segundo plano.
A intervenção realizada no Mercado Municipal 25 abril em agosto de 2011, permitiu apenas que o mesmo funcionasse com as condições mínimas. Facto, inclusivamente assumido pelo atual presidente da C.M. Barreiro, Carlos Humberto
à LUSA, aquando da reabertura do mesmo.
Tendo em conta, especialmente, o contexto atual Leonel Brandão defende que a intervenção nos mercados e, nomeadamente, no Mercado 25 de Abril não pode, nem deve restringir-se a algumas obras de requalificação. Veja-se, por exemplo, que apesar da alteração ao longo de décadas no espaço envolvente não houve o mínimo cuidado em enquadrar este mercado municipal na Cidade.
Os mercados podem ser mais do que meros espaços onde a população se abastece de produtos e bens. E por essa razão, é crucial que se reflita verdadeiramente sobre o papel dos mesmo, uma vez que só desse modo é
possível definir uma verdadeira estratégia, disse Leonel Brandão.
Como candidato à presidência da U.F. do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Leonel Brandão também defende que os executivos das freguesias devem ter um papel mais ativo na defesas dos mesmos.
Uma junta de freguesia não pode ser um amplificador de uma Câmara Municipal, deve sim, ser o interlocutor da população das suas freguesias junto do executivo camarário.
Leonel Brandão considera que os pontos fortes dos mercados municipais, como o atendimento personalizado, as garantias municipais de limpeza e higiene e até mesmo o mercado enquanto espaço de encontro e convivência social podem e devem ser potenciados.

Fonte - PS

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção