BARREIRO - Morreu Vítor CardosoUm nome inscrito na história da imprensa regional do Barreiro e da região de Setúbal
. Seu corpo será velado na Igreja de Nª Srª do Rosário, a partir das 10 horas, de terça feira, dia 6 de Dezembro. Realiza-se Missa de Corpo Presente, pelas 11h30. O funeral sairá pelas 14 horas, para o Crematório da Quinta do Conde, em Sesimbra. A cerimónia de Cremação será pelas 15 horas.
Pelas redes sociais recebemos a triste noticia que morreu hoje Vítor Cardoso, um homem que fez uma caminhada de mais de 60 anos nas páginas da imprensa regional.
Vítor Cardoso no próximo dia 10 de Dezembro completaria 67 anos de dedicação à comunicação social e ao Barreiro. Uma homem culto, um homem apaixonado pela vida, sempre com um sorriso, que cultivava a amizade e a alegria de viver.

Por Jornal Rostos
Mantive ao longo da vida uma relação próxima com Vítor Cardoso, com ele partilhei muitos momentos de convivio e estórias que não se esquecem, quer quando exerci a função de Responsável de Informação e Relações Pública na Câmara Municipal do Barreiro, nesse tempo, que ele exercia as funções de Correspondente da LUSA e do jornal «O Setubalense, quer mesmo nos tempos de «O Jornal Daterra».
Com ele partilhei sempre uma profunda amizade. Tantas vezes convivemos naqueles jantares da tertúlia do jornalismo que fazíamos no Restaurante Centenário. Tantas e imensas conversas, pela noite dentro.
E, também, com ele, partilhei dias de trabalho e dedicação, quando exerci as funções quer de Chefe de Redacção, quer de Director do Jornal do Barreiro, o Vítor Cardoso, era uma peça da casa, um histórico, tinha o seu nome orgulhosamente inscrito nas suas páginas de cultura. Um jornalista voluntário e apaixonado pelo Barreiro.
Ele também foi, com o Fialho, um braço activo e dinâmico da equipa de administração e publicidade. Vivia o jornal por dentro.
Vítor Cardoso amava o que fazia, vivia de forma intensa a vida do Jornal do Barreiro. Lembram-se, Gisa e Milena, das gargalhadas das sextas feiras, quando da distribuição do jornal para os CTT. E da eterna brincadeira da "agulha no palheiro". Ele e nós riamos divertidos. Uma galhofa. O Senhor Vítor, como vocês o tratavam, com carinho e ternura. Que dupla maravilhosa ele e o Tomé.
O Barreiro perdeu hoje um homem que deu muito a esta terra, que serviu o Barreiro e que amou com o coração a sua imprensa regional.
De vez em quando encontrava-o ali, pelo Restaurante de »Os Fuzileiros», era aquele abraço e o eterno comentário: "Era estrear". Ria-se como um perdido. E eu, claro.
O meu amigo Vítor Cardos partiu e o Barreiro ficou mais pobre, mas o seu legado e o seu muito trabalho no jornalismo local ao longo de mais de 60 anos, fica como um pouco do que vai restar da nossa memória colectiva.
Aqui fica um beijo para a sua esposa D. Lurdes. Um abraço solidário para os seus familiares e amigos.
Até sempre Vítor!
Ah é verdade: "Era estrear.
António Sousa Pereira
No ano 2014, Vítor Cardoso recebeu a distinção Rosto do Ano na área da comunicação social , aqui fica o registo:
ROSTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - ANO 2014>
Vítor Cardoso
Vítor Cardoso nasceu em Setúbal, mas, a sua terra é de facto o Barreiro. Aqui tem as suas raízes e a sua vida.
Um nome ligado à fundação do Cine Clube do Barreiro. Um nome ligado ao jornalismo local e nacional durante décadas, já celebrou as bodas de ouro no jornalismo, no ano 2006.
Foi corresponde da actual Lusa, integrou equipas de diversos jornais regionais, nomeadamente «O Setubalense» e «Jornal do Barreiro».
Em diversos jornais manteve páginas dedicadas ao Cinema e actividades culturais.
Nos tempos actuais continua a marcar presença nas páginas do «Jornal do Algarve».
O jornalismo é um bichinho que está no seu coração.
No Barreiro, foi um promotor das dinâmicas culturais do concelho, assumindo-se como “jornalista cultural” e dando um contributo de referência para o desenvolvimento do Barreiro.
A imprensa regional distingue merecidamente Vítor Cardoso, como Rosto do Ano 2014 na área da Comunicação Social.










