Saltar para o conteúdo
Cidade com Rostos

No Partido SocialistaMadalena Alves Pereira pede renúncia

Na última reunião da Comissão Política do Barreiro do Partido Socialista Madalena Alves Pereira, Presidente da Mesa Assembleia da Comissão Concelhia daquele partido pediu renuncia do seu cargo.
4 min de leitura
No Partido Socialista Madalena Alves Pereira pede renúncia

Por Jornal Rostos

Segundo apurámos, junto a fontes próximas do Partido Socialista do Barreiro, Madalena Alves Pereira pediu demissão do seu cargo, aliás, facto que confirmámos junto da própria que sublinhou não ter pedido demissão, mas, isso sim, a “renuncia ao cargo”. Desconhecemos as razões que estarão na origem do abandono deste cargo político por Madalena Alves Pereira que, é, igualmente, a Vice Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
A última reunião da Comissão Política do Barreiro do Partido Socialista foi a primeira que se realizou, após o recente falecimento do líder histórico daquele partido – Aires de Carvalho.
Sabemos que estiveram em debate por um lado a eventual marcação antecipada de eleições para Comissão Política, implicando, naturalmente a apresentação de candidaturas para a presidência da Comissão Política, ou a realização de eleições de acordo com o calendário já estabelecido, portanto, apontando para que as mesmas venham a realizar-se, após a realização do Congresso Distrital e das eleições para a Federação Distrital, marcadas para o próximo mês de Abril.

João Soares assume a presidência

Entretanto, outra matéria que esteve em reflexão nesta reunião da Comissão Política foi a confirmação do novo presidente da Comissão Política do Barreiro do Partido Socialista, função que, transitoriamente, foi exercida por João Sardinha, que a pedido de Aires de Carvalho, coordenou a Comissão Política, no período da sua convalescença.
Entretanto, de acordo com os Estatutos daquele partido no caso de se verificar um vazio nos cargos políticos, a substituição deverá ser efectuada pelo membro seguinte da lista, sendo João Soares.
João Soares informou a Comissão Política sobre a sua disponibilidade de assumir a presidência da Comissão Política do Barreiro do Partido Socialista, tendo assumido, a partir daquela reunião esse cargo político.
João Soares foi candidato à presidência da Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho e que integra a lista de candidatos socialistas a vereador da Câmara Municipal do Barreiro, sendo o candidato colocado a seguir a Aires de Carvalho, pelo que é, neste momento, aquele que assumirá um lugar na vereação caso venha a verificar-se alguma desistência.
Tanto quanto nos foi dado a conhecer, por diversas fontes, a posição de João Soares, sendo aquela que legalmente os Estatutos determinam, mereceu alguma contestação, principalmente de membros da Comissão Política que defendia a continuidade de João Sardinha, na liderança daquele órgão político.
Para outros membros da Comissão Política João Soares é, de facto, o legítimo “herdeiro” da Aires de Carvalho e apoiam plenamente a sua posição, alguns até perspectivando a sua eventual candidatura ao cargo nas próximas eleições.

Os primeiros sinais de agitação

Estes são os primeiros sinais de agitação da vida interna do Partido Socialista, neste período pós – Aires de Carvalho.
E, naturalmente, num partido, durante anos marcados pela força política de um líder carismático é natural que este seja, apenas, o primeiro de muitos episódios que, certamente, irão seguir agitando a vida interna daquele partido.
Entretanto, pelas informações que recolhemos Emídio Xavier, terá sido o “fiel” da balança, neste processo, sendo, aliás, reconhecida a sua posição como aquela que é a mais determinante da definição dos destinos dos socialistas nos próximos tempos.
Sem termos conseguido qualquer confirmação, constou-nos, no entanto, que as suas posições, na reunião da Comissão Política, terão sido fundamentais na definição de posições e no encontro de soluções que garantam a estabilidade e a convivência fraterna entre as diferentes opções políticas.
De facto, tudo indica que é unânime, que sejam quais forem os resultados das próximas eleições da Comissão Política, Emídio Xavier está a afirmar-se com um líder forte, com força dentro do seu partido e ganhando, cada vez mais, maior prestígio na comunidade barreirense.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção