Jorge Cardoso eleito “ Rosto Cultura”“Fique sensibilizado. Não esperava. Não dou muita importância a prémios”

Por Jornal Rostos
A ideia de formar uma companhia de teatro surgiu há mais de 20 anos, de forma natural, por parte de Jorge Cardoso. “Surgiu naturalmente, juntando um grupo de pessoas que gostava de teatro e que queriam ocupar os seus tempos livres de outra forma.”
Os primeiros anos da Companhia não foram fáceis, a produção de peças corria a um ritmo lento, pois tinham de ensaiar no salão do Externato Manuel de Melo, um espaço polivalente. Encontram-se à cerca de seis anos, no Teatro Municipal do Barreiro e a partir daí, a produção tem sido muito superior.
Nos projectos desenvolvidos pelo “Arte Viva”, o público têm-se mostrado receptivo, “é precisamente porque o público acompanha a actividade da companhia que ela durou o que durou, e está onde está” salientou Jorge Cardoso.
No dia 19 de Março está prevista a estreia da peça, “La Loca Carrera del Árbitro” no Auditório Augusto Cabrita, uma peça que fala sobre o mundo do futebol, de uma forma bem-humorada e crítica “ quem for ver o espectáculo no Auditório do Parque da Cidade, assistirá a um espectáculo único e que não se repetirá em qualquer outro local. É diferente daquilo que as pessoas estão habituadas a ver” mencionou o encenador da Companhia.
“Arte Viva” comemora o seu 25º Aniversário no próximo ano
Para 2004 e 2005, a Companhia está a desenvolver vários projectos. Na comemoração do 25º Aniversário, “queremos assinalar com dignidade todo o trabalho da Companhia, conseguir dinamizar cada vez mais a comunidade barreirense, no sentido de vir ao teatro, no sentido de gostar do teatro.” Para isso, e se o financiamento camarário permitir, estão previstos vários espectáculos, convites de outras Companhias, a recepção de actores e pessoas do teatro. Há também, por parte do “Arte Viva”, a ideia de realizar um seminário de escrita criativa, desenvolver pequenas actividades como o teatro e a televisão, e o teatro e a poesia, e a ideia de criar uma retrospectiva dos 25 anos de actividade da Companhia.
Jorge Cardoso não quis deixar de agradecer ao jornal “Rostos”, “por se ter lembrado do teatro e de mim, e desejar que a imprensa regional continue a dar a atenção possível ao que se vai passando aqui no Barreiro.”










