Fernando Palma e sua equipa conquistam1º lugar no Concurso Internacional de Chocolate

Por Jornal Rostos
Fernando Palma, natural de Alcaria Ruiva, concelho de Mértola, 39 anos, vive no concelho do Barreiro, desde os 4 anos, primeiro no Cabeço Verde, actualmente na Vila Chã.
Quando tinha 13 anos, um amigo, Celso Ferreira, hoje seu patrão convidou-o para aprender a profissão de pasteleiro. Abandonou a Escola Alfredo da Silva e iniciou a sua nova profissão, no então, restaurante “Os Claros”.
Desde cedo começou a viver a sua nova profissão como uma verdadeira paixão. – “Entreguei-me de corpo e alma a esta profissão, que adoro”.
Uma profissão que aprendeu com base em muito trabalho, muita disciplina e saber ouvir e aprender com os mestres que lhe foram ensinando – “O que há de bom”.
Fernando Palma, participou em Óbidos, no Concurso Internacional de Chocolate, na vertente “Escultura em chocolate”, onde conquistou este ano o 1º lugar, numa prova onde participam representantes dos mais diversos pontos do mundo, nomeadamente Espanha, França, República Checa, Uruguai, Áustria, entre outros.
Fernando Palma liderou a equipa vencedora composta por quatro membros: Rosebel Guerreiro, Acácio Martins, Chuvasco Figueira e ele próprio.
“Participar neste Concurso Internacional, é para nós um desafio, porque tudo na vida é um desafio, uma forma de ganhar experiência, um meio de dialogar com colegas de profissão e enriquecemos a nossa cultura no trabalho.” – sublinha a Rostos, Fernando Palma.
Fernando Palma já participou também na Copa do Mundo de Pastelaria, em Paris em 1999, onde em representação de Portugal, conquistou a Taça da Europa e a Medalha de Ouro.
Em Portugal, participou no concurso de bolo “Noivas do Ano”, em 2003, em representação da pastelaria Nortejo, tendo conquistado o primeiro lugar.
“Quando estou a preparar-me para participar nestes concursos, até sonho com as coisas que depois vou criar nas provas. Não há descanso, nem se dorme. Enquanto estamos a dormir, nascem as ideias, mais uma coisa para aplicar, mais uma coisa para estudar.” - refere com emoção o nosso entrevistado.
“Quando conquistei o prémio senti uma grande alegria e a vontade de agradecer a todas as pessoas que me apoiaram, quer os membros da equipa, quer a mulher e filhos.”










