No BarreiroBandeiras do Benfica, Barreirense e Luso no funeral de Eduardo Corona o “diabo vermelho” que foi Campeão Latino
O funeral realizou-se, hoje, da Capela da Igreja do Lavradio para o Cemitério do Lavradio, sendo Corona, na hora da despedida, acompanhado por muitos amigos, sendo de destacar a presença de José Augusto, velha glória benfiquista e Manuel Lopes, presidente da Direcção do Futebol Clube Barreirense.

Por Jornal Rostos
A urna de Eduardo Corona foi coberta com as bandeiras do Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube Barreirense e Luso Futebol Clube.
Foram muitos os amigos que marcaram presença, nomeadamente, membros da direcção da Casa do Benfica do Barreiro e Isabel Gomes, Coordenadora da Secção do Lavradio do Partido Socialista.
Uma carreira de mérito
Foi no Lavradio, onde descobriu o seu amor pelo futebol, sendo um dos fundadores do Escolar Futebol Clube.
Aos 16 anos integrou a primeira equipa do Sporting Clube Lavradiense que disputava na época o Campeonato da 2ª Divisão de Setúbal.
Aos 17 anos, na época 1943/4, integra o Luso que disputava a 1ª Divisão Distrital de Setúbal.
Aos 19 anos, em 1945, parte rumo a Lisboa para integrar o plantel do Sport Lisboa e Benfica, ao serviço do qual conquistou dois títulos de Campeão Nacional; 5 Taças de Portugal duas Taças Ribeiro dos Reis, e, no primeiro ano que foi disputada a Taça Latina, Eduardo Corona integrava a equipa que conquistou este troféu, o primeiro título internacional da história do Sport Lisboa e Benfica.
Eduardo Corona, na época de 1957/58, integrou a equipa do Futebol Clube Barreirense que ascendeu à 1ª Divisão Nacional.
“Barreiro Reconhecido” no Desporto
Eduardo Corona exerceu a sua actividade profissional na Câmara Municipal do Barreiro.
Uma das actividades a que se dedicava com paixão era a poesia tendo integrado a “Antologia de Poetas da SFAL”, sendo um dos sócios mais antigos daquela velhinha colectividade.
No ano 1996 recebeu o Prémio “Lavradio Reconhecido” atribuído pela Junta de Freguesia do Lavradio.
No ano 2000 recebeu o Galardão “Barreiro Reconhecido” na área do Desporto, atribuído pela Câmara Municipal do Barreiro.
Exerceu funções de autarca, enquanto eleito na Assembleia de Freguesia do Lavradio pelo Partido Socialista.










