ESSA - Escola Secundária de Santo André - BarreiroHomenagem a Manuela Fonseca
O evento, com jantar, será marcado pela apresentação da obra «Crónicas Barreirenses e outros escritos», poesia, música e testemunhos.

Por Jornal Rostos
Manuela Fonseca
Em 2009, Manuela Fonseca foi distinguida com o Galardão “Barreiro Reconhecido”, na área da educação.
Segundo a biografia, Manuela Fonseca, filha de ferroviários, nasceu no Barreiro a 30 de Novembro de 1949.
O gosto pelo ensino e pela literatura foi inculcado pelo pai, que a imaginava no futuro como “Doutora de Letras”.
Desde cedo, ensinava aos vizinhos literatura e também natação, uma das suas muitas paixões.
Licenciou-se em Românicas-Literatura na Faculdade de Letras de Lisboa, conciliando o estudo com a fase inicial da atividade docente no Externato Moderno do Barreiro, onde privou com Hélder Fráguas e António Barbado que considera como dois grandes mestres em pedagogia.
Entrou no ensino oficial de português e francês, no Liceu do Barreiro, a 6 de Janeiro de 1975, tendo lecionado posteriormente nas Escolas Secundárias de Santo André e Alfredo da Silva. Durante mais de 20 anos lecionou língua portuguesa na Escola Superior de Educação de Setúbal.
Pelo meio, fez o Mestrado em “Educação e Desenvolvimento” na Universidade Nova de Lisboa e, no final da carreira, dedicou-se ao ensino do “Amor na Literatura”, na Universidade da Terceira Idade do Barreiro.
Do seu extenso currículo fazem parte, entre muitas outras atividades dentro e fora do País, o vasto trabalho desenvolvido na área da literatura infantil, colaborando inclusive em três antologias sobre a temática.
Iniciou a tese de doutoramento na área de didática do português, a partir de crónicas acerca de futebol em jornais desportivos e, neste momento, admite a hipótese de voltar a estudar no futuro.
Atualmente é cronista dos jornais online «Setúbal na Rede», «Rostos» e do «Jornal do Barreiro». Afirma que não consegue viver sem as palavras, sejam escritas, cantadas, no teatro ou simplesmente imaginadas no silêncio. Além da literatura, é uma apaixonada por futebol, basquetebol e, principalmente, pela vida.










