Celebrações doDia da Europa em PortugalComissário europeu Carlos Moedas marca presença nas comemorações

Por Jornal Rostos
O dia fica marcado pela inauguração da exposição itinerante do Ano Europeu do Desenvolvimento, às 11h00, no Martim Moniz, onde estarão presentes Carlos Moedas, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Luís de Campos Ferreira, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
As comemorações seguem, posteriormente, para o Centro Cultural de Belém (CCB), onde Carlos Moedas se junta a Fernando Reis, Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, para uma conferência "Pensar a Europa" e entregar os prémios aos vencedores do Concurso "Sonhar e Construir a Europa", organizado em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, para alunos do ensino básico e secundário.
À tarde Carlos Moedas e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro participam no encerramento da Semana Europeia da Juventude.
Segue-se o “À Conversa com Carlos Moedas”, momento que reúne António Saraiva, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), José Augusto Felício, docente da Escola de Economia e Gestão de Lisboa (ISEG) e Amadeu Paiva, administrador da Unicre. A conversa, que decorre igualmente no CCB e é aberta ao público, é moderada pelo jornalista Nicolau Santos. Carlos Moedas entregará também prémios de empreendedorismo.
O CCB será animado com atuações do Chapitô e da Orquestra "Nova Geração". Estará patente uma tapeçaria produzida pelos alunos de Belas Artes da Universidade Lusófona que irão organizar e animar ainda uma pintura coletiva. Serão projetadas curtas-metragens sobre casos de sucesso de criação de emprego mediante a atribuição de fundos do Fundo Social Europeu.
As atividades dedicadas ao Dia da Europa terminam no Mosteiro dos Jerónimos, local onde foi assinado o Tratado de Adesão de Portugal, há 30 anos, com um concerto da Orquestra “Nova Geração”. Estas celebrações oficiais decorrem entre as 18h30 e as 20h30, e contam com a presença de Mário Soares, Primeiro Ministro à data da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal, do Comissário Carlos Moedas e de vários membros do Governo.
Os meios de comunicação social interessados em cobrir as cerimónias oficiais nos Jerónimos devem contactar João Tatá dos Anjos, Assessor de Imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Joao.Tata@ec.europa.eu / 961 342 910), para credenciação avançada.
Programa:
Sábado, 9 de maio
11h00 | Inauguração da Exposição Itinerante do Ano Europeu do Desenvolvimento, com Comissário Carlos Moedas, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Luís de Campos Ferreira, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação | Martim Moniz (Lisboa)
11h45 | Sessão de encerramento da iniciativa "Pensar a Europa" – apresentação dos resultados e conclusões dos debates organizados em torno da Declaração "Uma Nova Narrativa para a Europa" e entrega dos prémios do concurso escolar "Sonhar e Construir a Europa" | CCB (Lisboa)
14h30 | Encerramento da Semana da Juventude e entrega de prémios, com Comissário Carlos Moedas e Secretário de Estado da Juventude e Desporto | CCB (Lisboa)
16h30 | "À Conversa com Carlos Moedas" e entrega dos prémios de empreendedorismo, com Comissário Carlos Moedas, António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), José Augusto Felício, docente da Escola de Economia e Gestão de Lisboa (ISEG) e Amadeu Paiva, administrador da Unicre; conversa moderada pelo jornalista Nicolau Santos | CCB (Lisboa)
Programa para a imprensa, nos Jerónimos:
18h10 | Chegada do Comissário Carlos Moedas ao Mosteiro dos Jerónimos
18h30 | Acolhimento dos convidados pelo Comissário Carlos Moedas
18h55 | Boas-vindas pelo Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal
19h00 | Alocução do Comissário Carlos Moedas
19h15 | Alocução do Dr. Mário Soares
19h30 | Concerto com a orquestra “Nova Geração”
19h50 | Declarações das altas entidades à imprensa
20h00 | Fim do programa
DIA DA EUROPA
A 9 de maio assinala-se o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação, numa primeira fase e de forma a acabar com a desconfiança e a aproximar os países inimigos na 2ª guerra mundial, de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo da então Comunidade Económica Europeia decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".
30 ANOS DO TRATADO DE ADESÃO DE PORTUGAL À CEE
Em 12 de junho de 1985, Mário Soares, Rui Machete, Jaime Gama e Ernâni Lopes, assinam, por Portugal, o tratado de adesão da República portuguesa à Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Europeia da Energia Atómica (CEEA) em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos. Portugal tornava-se, assim, o 11º membro das Comunidades.












