Excedente de 12,5 mil milhões de euros da balança corrente da União Europeia
A balança de transações correntes da UE, em valores corrigidos de sazonalidade, registou um excedente de 12,5 mil milhões de euros em agosto de 2015, contra um excedente de 14,8 mil milhões de euros em julho de 2015 e um excedente de 3,9 mil milhões de euros em agosto de 2014, de acordo com as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.

Por Jornal Rostos
. Comissários Oettinger e Moedas participam na Conferência ICT 2015, em Portugal
O Comissário Günther Oettinger, responsável pela Economia e Sociedade Digitais, e Carlos Moedas, Comissário responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, estarão presentes hoje e amanhã em Lisboa na Conferência ICT 2015 - Inovar, Adaptar e Transformar. O evento expõe, nomeadamente, novas oportunidades de financiamento em tecnologias da informação e da comunicação (ICT) no âmbito da iniciativa Horizonte 2020, o Programa-quadro de Investigação e Inovação da UE.
. Canadá reabre o seu mercado aos produtores europeus de carne de bovino
O governo do Canadá decidiu reabrir o seu mercado aos produtores europeus da carne de bovino e de outros ruminantes, de 19 Estados-Membros da UE. O mercado canadiano tinha proibido desde 1996 a entrada de qualquer tipo de carne de bovino da UE, altura em que introduziu restrições à importação de carne de ruminantes com base nas preocupações em termos de BSE.
. Comissão congratula-se com a decisão dos EUA de reconhecer o sistema europeu de controlo de doenças dos animais
A Comissão congratula-se com a recente decisão dos EUA de reconhecer o sistema da regionalização da UE posto em vigor para reduzir a propagação da peste suína africana (PSA), uma doença que afeta suínos e javalis selvagens. Esse reconhecimento ajudará a evitar perturbações do comércio em caso de surto da doença. O comércio de produtos à base de carne de suíno entre a UE e os EUA foi avaliado em cerca de 335 milhões de euros, só no ano de 2014.
. Erasmus+ disponibiliza 2,2 mil milhões de euros para projetos no âmbito da educação, da formação, da juventude e do desporto
A Comissão anunciou hoje que o programa Erasmus + irá disponibilizar 2,2 mil milhões de euros em 2016, para financiar oportunidades para cerca de 600 000 jovens para estudar, receber formação e fazer voluntariado ou participar em intercâmbios de jovens e em projetos no estrangeiro. Estarão disponíveis mais oportunidades para 200 000 professores, educadores e representantes dos jovens para que prossigam o seu desenvolvimento profissional. Assinalando o terceiro ano do Programa Erasmus+, a publicação do Convite à apresentação de Candidaturas 2016 e o Guia do Programa Erasmus+ irão permitir que as instituições e pessoas comecem a preparar as apresentações das suas propostas de projetos, que serão selecionadas de acordo com os processos de concurso.
. Estados-Membros da UE emitem 2,3 milhões de novos vistos de residência em 2014
Em 2014, foram emitidos na União Europeia 2,3 milhões de novos vistos de residência a nacionais de países terceiros, um número ligeiramente inferior ao de 2013 (-2,2%) e uma diminuição de 9,0% em comparação com 2008. A diminuição registada em 2008 deve-se principalmente a uma diminuição do número de novos vistos emitidos para efeitos de emprego (de 0,8 milhões em 2008 para cerca de 0,6 milhões no ano passado). Em 2014, quase um terço (29,5%) de novos vistos de residência foi emitido por razões familiares, um quarto para emprego (24,8 %) e por outros motivos (25,0 %) e um quinto (20,7%) para educação. Em Portugal, o número de novos vistos de residência atribuídos em 2014 foi de 29 764, 46% dos quais por razões familiares, 21,5% por motivos de ligados ao emprego, 11,4% para fins de educação e 20,5% por outros motivos. Em termos de nacionalidade, os novos vistos de residência foram atribuídos principalmente a nacionais do Brasil, da China e de Cabo Verde.
. Excedente de 12,5 mil milhões de euros da balança corrente da UE
A balança de transações correntes da UE, em valores corrigidos de sazonalidade, registou um excedente de 12,5 mil milhões de euros em agosto de 2015, contra um excedente de 14,8 mil milhões de euros em julho de 2015 e um excedente de 3,9 mil milhões de euros em agosto de 2014, de acordo com as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.












