Percentagem das energias renováveis aumentou para 16% do consumo de energia na União Europeia em 2014Portugal em 7.º lugar na lista de Estados-Membros da UE
Em Portugal, a percentagem de energias renováveis relativamente ao consumo final bruto foi de 27% em 2014, sendo o seu objetivo para 2020 de 31%. Em comparação com 2004, verificou-se um aumento de 7,8%.

Por Jornal Rostos
. Comissão informa sobre progressos das ações prioritárias da Agenda Europeia da Migração
Na perspetiva do Conselho Europeu da próxima semana, a Comissão apresenta hoje os progressos sobre a execução das ações prioritárias no quadro da Agenda Europeia da Migração e coloca em evidência os principais domínios em que é necessário tomar medidas imediatas para restabelecer o controlo da situação. A Comissão adotou uma comunicação geral introdutória (comunicado), uma série de relatórios sobre a execução das ações prioritárias (comunicado), na Grécia (ficha), em Itália (ficha) e nos Balcãs Ocidentais (ficha), bem como um relatório sobre a aplicação do plano de ação conjunto UE-Turquia (comunicado & ficha). O Colégio adotou igualmente uma série de decisões relativas a processos por infração (comunicado & ficha) e debateu a gestão das fronteiras Schengen (ficha). As despesas com a crise dos refugiados em 2015 e 2016 foram também objeto de uma ficha de informação.
. Comissão prorroga por um ano a data de aplicação do pacote MiFID II
A Comissão Europeia propôs hoje conceder às autoridades nacionais competentes e aos participantes no mercado um ano suplementar para cumprir as regras fixadas na revisão da Diretiva relativa aos Mercados de Instrumentos Financeiros, conhecida por Diretiva MiFID II. O novo prazo é 3 de janeiro de 2018. As razões da extensão assentam na complexidade das infraestruturas técnicas, que têm de ser criadas para que a MiFID II funcione de forma eficaz. A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) deve recolher dados de cerca de 300 plataformas de negociação relativos a cerca de 15 milhões de instrumentos financeiros. Para alcançar este resultado, a ESMA deve trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes e as próprias plataformas de negociação.
. Comissão lança consulta pública sobre futuras medidas para evitar as importações objeto de dumping provenientes da China
A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública em linha sobre os métodos utilizados nos procedimentos antidumping da UE relativamente à China. A questão consiste em saber se, e em caso afirmativo de que modo, a UE deve mudar o tratamento da China como economia de mercado nos seus inquéritos antidumping, após dezembro de 2016. A consulta pública, que estará aberta durante dez semanas, convida as partes interessadas a dar a sua opinião sobre as várias opções consideradas pela Comissão. A presente consulta pública faz parte de uma avaliação de impacto aprofundada que incluirá um estudo rigoroso do impacto económico de qualquer eventual mudança, ventilado por Estado-Membro, com particular incidência no emprego.
. Percentagem das energias renováveis aumentou para 16% do consumo de energia na UE em 2014
Em 2014, a percentagem de energia proveniente de fontes renováveis relativamente ao consumo final bruto de energia chegou a 16,0% na União Europeia (UE), quase o dobro do nível de 2004 (8,5%), o primeiro ano para o qual existem dados disponíveis. A percentagem de energias renováveis relativamente ao consumo final bruto de energia é um dos indicadores-chave da Estratégia Europa 2020. O objetivo a alcançar até 2020 é uma percentagem de 20% de energia proveniente de fontes renováveis relativamente ao consumo final bruto de energia da UE. No entanto, as energias renováveis devem continuar a desempenhar um papel fundamental para ajudar a satisfazer as suas necessidades energéticas da UE para além de 2020. Por esta razão, os Estados-Membros já chegaram a acordo sobre um novo objetivo da UE para as energias renováveis de, pelo menos, 27% até 2030. Em Portugal, a percentagem de energias renováveis relativamente ao consumo final bruto foi de 27% em 2014, sendo o seu objetivo para 2020 de 31%. Em comparação com 2004, verificou-se um aumento de 7,8%. O valor de 2014 coloca Portugal em 7.º lugar na lista de Estados-Membros da UE com maiores percentagens de energias renováveis relativamente ao consumo total.












