Europe Direct – Setúbal70% dos sítios web investigados pela UE

Por Jornal Rostos
• Consumidores: 70% dos sítios web investigados pela UE por venda abusiva de toques e melodias para telemóveis foram sujeitos a limpeza ou encerrados
70% dos sítios web investigados por venda abusiva de toques e melodias, fundos de ecrã e outros serviços de telefonia móvel foram sujeitos a limpeza ou encerrados, no seguimento de uma operação de protecção dos consumidores levada a efeito durante 18 meses pelos 27 Estados-Membros da UE, a Noruega e a Islândia. Desde Junho de 2008, quando se efectuaram as primeiras inspecções, as autoridades nacionais investigaram violações graves da legislação comunitária de protecção dos consumidores em 301 sítios web. 70% dos casos investigados já estão resolvidos. 52% (159 sítios web) foram sujeitos a limpeza e 17% (54 sítios) foram encerrados. Os principais problemas encontrados foram os seguintes: indicação dos preços pouco clara (por exemplo, informação inexistente ou incompleta); ausência de informação completa sobre o comerciante e publicidade enganosa, em especial, toques de chamada anunciados como «gratuitos», mas em que o consumidor fica, na realidade, vinculado por uma assinatura paga.
(Desenvolvimento em IP/09/1725)
• Cimeira UE-Rússia em Estocolmo
A resposta à crise económico-financeira, bem como as alterações climáticas, são os temas centrais da Cimeira UE-Rússia que se realiza amanhã em Estocolmo. A poucas semanas da conferência de Copenhaga sobre as alterações climáticas, os responsáveis políticos irão debater a melhor forma de coordenar as suas acções de modo a conseguir um acordo ambicioso e global. A Cimeira UE-Rússia abordará igualmente a segurança energética e várias questões de política internacional, nomeadamente a situação no Afeganistão, no Paquistão e no Irão.
(Desenvolvimento em IP/09/1724)
• Ajuda ao desenvolvimento: Comissário De Gucht lança apelo para evitar desperdício de fundos
O Comissário responsável pelo Desenvolvimento e a Ajuda Humanitária, Karel De Gucht, lançou hoje um apelo aos Estados-Membros da UE para colaborarem mais eficazmente a fim de evitar o desperdício de mais de 3 000 milhões de euros de ajuda concedidos anualmente. Uma abordagem europeia da ajuda ao desenvolvimento permitirá realizar «economias» consideráveis graças a uma gestão mais eficaz da política, das acções e dos projectos de ajuda. As economias assim realizadas poderão ser reinvestidas em acções de ajuda ao desenvolvimento.
(Desenvolvimento em IP/09/1723)
• Setembro de 2009: excedente de 3,7 mil milhões de euros do comércio externo da zona euro. Défice de 11,2 mil milhões de euros para a UE
Segundo as primeiras estimativas para o mês de Setembro de 2009, a zona euro registou um excedente do comércio externo com o resto do mundo de 3,7 mil milhões de euros, face a um défice de 6 mil milhões de euros em Setembro do ano passado. Em relação ao mês de Agosto, as exportações, após correcção das variações sazonais, aumentaram 5,5% e as importações 1,1%. Quanto à UE, as primeiras estimativas para o mês de Setembro apontam para um défice de 11,2 mil milhões de euros, quando este défice fora de 24,5 mil milhões em Setembro do ano passado. Comparativamente com o mês de Agosto, as exportações aumentaram 3,4% e as importações 2,2%.
(Desenvolvimento em STAT/09/164)












