Saltar para o conteúdo
Europa

Europe Direct500 cidades europeias comprometem-se a reduzir as suas emissões de CO2 em mais de 20%

Mais de 500 cidades da Europa irão assumir amanhã o compromisso de, até 2020, reduzirem as suas emissões de CO2 em mais de 20%.

3 min de leitura
Europe Direct 500 cidades europeias comprometem-se a reduzir as suas emissões de CO2 em mais de 20%

Por Jornal Rostos

• 500 cidades europeias comprometem-se a reduzir as suas emissões de CO2 em mais de 20%

Mais de 500 cidades da Europa irão assumir amanhã o compromisso de, até 2020, reduzirem as suas emissões de CO2 em mais de 20%. Ao assinarem o Pacto dos Autarcas, comprometer-se-ão a economizar energia, aumentar a parte das energias renováveis e sensibilizar os seus munícipes para as alterações climáticas. A assinatura do Pacto terá lugar na presença do Presidente Durão Barroso e do Primeiro-Ministro espanhol, Rodríguez Zapatero e é uma iniciativa da Comissão Europeia apoiada pelo Parlamento Europeu e pelo Comité das Regiões.
(Desenvolvimento em IP/10/486)

• Trocas comerciais com o Canadá em 2009: excedente do comércio externo da UE de 4,7 mil milhões de euros

Entre 2000 e 2009, as exportações de mercadorias da UE para o Canadá passaram de 21 100 milhões para 22 400 milhões de euros, tendo as importações diminuído de 19 000 milhões para 17 800 milhões de euros. Consequentemente, o excedente do comércio externo da UE com o Canadá passou de 2 100 milhões no ano 2000 para 4 700 milhões de euros em 2009. Neste último ano, o Canadá representou 2% das exportações e 1,5% das importações da UE, sendo o 11º parceiro comercial da União Europeia. Estes dados foram divulgados pelo Eurostat por ocasião da Cimeira UE-Canadá que se realiza na próxima quarta-feira em Bruxelas.

• Conselho extraordinário dos transportes: ministros reúnem-se para decidir resposta à crise da nuvem de cinzas vulcânicas

O Vice-Presidente Siim Kallas, responsável pelos Transportes, vai apresentar amanhã numa reunião extraordinária dos ministros dos Transportes uma série de medidas tanto estruturais como a curto prazo para fazer face às consequências da crise das cinzas vulcânicas. As medidas propostas destinam-se, em primeiro lugar, a ajudar os passageiros e as companhias de transporte aéreo a ultrapassar este período difícil: uma crise sem precedentes que causou o cancelamento de cerca de 100 000 voos e deixou em terra mais de 10 milhões de passageiros. Em segundo lugar, são previstas medidas estruturais para assegurar que a situação não volta a ocorrer. As medidas foram propostas em consonância com o Vice Presidente Almunia (Concorrência e Auxílios Estatais) e com o Comissário Olli Rehn (Assuntos Económicos e Monetários), tendo sido aprovadas pela Comissão Europeia em 27 de Abril.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção