Saltar para o conteúdo
Europa

Dezembro de 2010Produção industrial desce 0,1% na zona euro e na UE

. Telemóveis: europeus utilizam mais quando viajam para o estrangeiro, mas ainda receiam custos

Em Dezembro, em comparação com o mês anterior, a produção industrial desceu 0,1% tanto na zona euro como na UE. Em Novembro, a produção aumentou 1,4% e 1,2%, respectivamente. Em Dezembro, face ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial aumentou 8% na zona euro e 7,7% na UE. Em comparação com 2009, o índice médio de produção para 2010 subiu 7,1% na zona euro e 6,7% na UE.

3 min de leitura
Dezembro de 2010 Produção industrial desce 0,1% na zona euro e na UE

Por Jornal Rostos

Telemóveis: europeus utilizam mais quando viajam para o estrangeiro, mas ainda receiam custos

Um inquérito divulgado hoje pela Comissão Europeia mostra que cerca de três quartos dos europeus estão preocupados com o custo da utilização do telemóvel quando viajam na UE. 72% dos viajantes ainda limitam as suas chamadas em roaming, devido às tarifas elevadas, ainda que a maioria saiba que os preços baixaram desde 2006. Apenas 19% das pessoas que utilizam serviços ligados à Internet no seu telemóvel quando estão no estrangeiro consideram justo o custo das comunicações de dados em roaming (por exemplo, navegar na Internet ou ver o correio electrónico). Os resultados do inquérito, assim como da consulta pública sobre o futuro do regulamento relativo ao roaming, que terminou em 11 de Fevereiro (IP/10/1679), servirão de base para a revisão das actuais regras da UE em matéria de roaming, que a Comissão tem de efectuar até Junho de 2011. O objectivo estabelecido pela Agenda Digital para a Europa (ver IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200) é tornar quase nula a diferença entre as tarifas do roaming e as das chamadas nacionais até 2015.

Concorrência: Comissão Europeia examina acordos de cooperação entre a Brussels Airlines e a TAP Portugal

A Comissão Europeia deu início a duas investigações por iniciativa própria para verificar se os acordos de partilha de códigos (code-share) – uma forma específica de cooperação no que se refere à venda de bilhetes – celebrados por um lado, entre a TAP Portugal (Portugal) e a Brussels Airlines (Bélgica) e, por outro, entre a Deutsche Lufthansa (Alemanha) e a Turkish Airlines (Turquia), violam as regras da UE em matéria de acordos anticoncorrenciais (artigo 101.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia). Embora os acordos de partilha de códigos possam proporcionar vantagens significativas aos passageiros, podem nalguns casos ter também efeitos anticoncorrenciais. Estas investigações centram-se num tipo específico de acordos de partilha de códigos, nos termos dos quais as companhias aéreas acordaram em vender bilhetes nos voos respectivos das rotas Bélgica-Portugal e Alemanha¬Turquia, em que ambas as companhias exploram já os seus próprios voos entre as suas próprias plataformas aeroportuárias («partilha de código entre plataformas aeroportuárias paralelas») e em que, em princípio, deviam concorrer entre si. O início do processo não significa que a Comissão disponha de provas concludentes relativamente à existência de uma infracção, mas que a Comissão irá examinar o caso de forma prioritária.

Dezembro de 2010: produção industrial desce 0,1% na zona euro e na UE

Em Dezembro, em comparação com o mês anterior, a produção industrial desceu 0,1% tanto na zona euro como na UE. Em Novembro, a produção aumentou 1,4% e 1,2%, respectivamente. Em Dezembro, face ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial aumentou 8% na zona euro e 7,7% na UE. Em comparação com 2009, o índice médio de produção para 2010 subiu 7,1% na zona euro e 6,7% na UE.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção