Saltar para o conteúdo
Europa

Setembro de 2011: a taxa de inflação anual da zona euro sobe 3,0%

A taxa de inflação anual da zona euro foi de 3,0% em Setembro de 2011, contra 2,5% em Agosto. No ano passado foi de 1,9%. A taxa de inflação mensal foi de 0,8% em Setembro de 2011. A taxa de inflação anual da UE foi de 3,3% em Setembro de 2011, contra 2,9% em Agosto. Há um ano era de 2,3%. A taxa de inflação mensal foi de 0,6% em Setembro de 2011

3 min de leitura
Setembro de 2011: a taxa de inflação anual da zona euro sobe 3,0%

Por Jornal Rostos

Despesas da PAC: Comissão recupera dos Estados-Membros 214 milhões de euros

No âmbito do chamado procedimento de apuramento das contas, a Comissão Europeia reclama um total de 214 milhões de euros de fundos da política agrícola da União Europeia indevidamente gastos pelos Estados-Membros (entre os quais Portugal). Este montante reintegra o orçamento da União em consequência do incumprimento de regras da UE ou da aplicação de procedimentos de controlo inadequados em matéria de despesas agrícolas. Nos termos da política agrícola comum, os países são responsáveis pelos pagamentos e pela verificação das despesas, devendo a Comissão assegurar a correcta utilização dos fundos pelos Estados-Membros.

Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização: 1,5 milhões de euros para ajudar 726 trabalhadores da indústria automóvel em Portugal

A Comissão Europeia aprovou um pedido de intervenção do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização apresentado por Portugal. A candidatura diz respeito a 726 trabalhadores despedidos em três empresas que operam no sector automóvel nas regiões Norte e Centro de Portugal. O financiamento de 1,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização solicitado pelas autoridades portuguesas ajudará os trabalhadores despedidos a encontrarem um novo emprego. A Comissão apresenta agora uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho com vista à mobilização dos recursos necessários.

Competitividade industrial, a resposta para a recuperação económica

A Comissão Europeia apresentou hoje a sua comunicação intitulada «Política industrial: Reforçar a competitividade», que se debruça especificamente sobre o desempenho em termos de competitividade industrial dos países membros.

Setembro de 2011: a taxa de inflação anual da zona euro sobe 3,0%

A taxa de inflação anual da zona euro foi de 3,0% em Setembro de 2011, contra 2,5% em Agosto. No ano passado foi de 1,9%. A taxa de inflação mensal foi de 0,8% em Setembro de 2011. A taxa de inflação anual da UE foi de 3,3% em Setembro de 2011, contra 2,9% em Agosto. Há um ano era de 2,3%. A taxa de inflação mensal foi de 0,6% em Setembro de 2011.

Agosto de 2011: défice de 3400 milhões de euros do comércio externo da zona euro

Segundo as primeiras estimativas relativas ao mês de Agosto de 2011, a zona euro registou um défice do comércio externo de 3400 milhões de euros com o resto do mundo, em comparação com -6300 milhões de euros em Agosto de 2010. O saldo registado no mês de Julho de 2011 era de +2500 milhões de euros , contra +4,6 milhões em Julho de 2010. Em Agosto de 2011 em comparação com Julho de 2011, as exportações aumentaram 4,7% e as importações 2,7%.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção