Parlamento EuropeuPCP defende preferência à produção agrícola nacional
Por Jornal Rostos
PCP defende preferência à produção agrícola nacional
Na sequência de reuniões em Portugal com diversas Associações de Agricultores, os deputados do PCP no PE defenderam, mais uma vez, junto da Comissão Europeia, a aplicação de um regime de preferência da produção agrícola nacional. Como referem na pergunta anexa, esta questão tem redobrada importância numa situação de profunda crise, com elevados custos dos factores de produção e elevados impostos (IVA e outros), o que ainda é agravado pela política das grandes superfícies comerciais, que dão preferência à importação de produtos mais baratos e de pior qualidade.
Assim, os Deputados do PCP no PE consideram que deve ser apoiada a aplicação de um sistema de quotas obrigatórias para a comercialização da produção agrícola nacional, tendo as importações um carácter supletivo da produção nacional, visando apoiar o desenvolvimento da produção nos países com elevados défices agro-alimentares e com "assistência financeira", como Portugal.
São medidas que urge tomar dado que, nalguns casos, os preços pagos à produção não cobrem sequer os custos de produção, ameaçando particularmente a pequena e média agricultura e a agricultura familiar cujas explorações estão a ser vítimas de um processo inaceitável de estrangulamento.
Fonte - PCP












