Estimativa para o primeiro trimestre de 2011Emprego diminui 0,1% na zona euro e na União Europeia

Por Jornal Rostos
Sucessões: medidas para resolver problemas da tributação transfronteiras
Os cidadãos da UE que recebem heranças estrangeiras são frequentemente sujeitos a tributação imposta por mais do que um Estado Membro. De facto, em casos extremos, o valor do activo herdado além fronteiras pode ter de ser utilizado na sua totalidade para o pagamento de impostos, uma vez que a mesma herança pode ser tributada por vários Estados-Membros ou serem mais pesados os impostos sobre as sucessões estrangeiras do que sobre as sucessões nacionais. A Comissão adoptou hoje um pacote exaustivo em matéria de tributação das sucessões que visa dar resposta aos problemas evocados.
Roteiro para a Energia 2050: sector energético mais seguro, competitivo e hipocarbónico
Para que o objectivo de reduzir as emissões em mais de 80% até 2050 possa ser alcançado, a produção de energia na Europa terá de ser quase inteiramente isenta de carbono. Como consegui-lo sem prejudicar o aprovisionamento energético e a competitividade é a questão a que o Roteiro para a Energia 2050, hoje apresentado pela Comissão, responde. Baseando-se na análise de uma série de cenários, o documento expõe as consequências de um sistema energético isento de carbono e o quadro de políticas necessário. Os Estados-Membros poderão assim fazer as escolhas que se impõem em matéria de energia e criar um clima empresarial estável para o investimento privado, especialmente até 2030.
Iluminação LED: Comissão lança consulta sobre a implantação generalizada na Europa
A Comissão Europeia adoptou hoje um Livro Verde sobre o futuro da iluminação assente na tecnologia LED (light-emitting diode) e lançou uma consulta pública sobre a matéria. A iluminação LED é uma das formas de iluminação menos energívoras e mais versáteis – permitindo economias de energia e reduções das facturas de electricidade da ordem dos 70% quando comparada com outras tecnologias de iluminação. A implantação mais rápida da tecnologia LED garantirá o sucesso da indústria europeia da iluminação e contribuirá para reduzir em cerca de 20%, até 2020, a energia consumida.












