Eurodeputado Mário David sobre o Acordo das Pescas entre a União Europeia e Marrocos«Parlamento Europeu teve um comportamento irresponsável»

Por Jornal Rostos
Acrescenta Mário David "Incompreeensível ainda que o tenha feito na semana em que o Plenário aprovou um Relatório sobre a Revisão da Politica Europeia de Vizinhança do qual fui o relator e que pretende aprofundar as nossas relações com os países vizinhos! E mais chocante, que deputados portugueses com o seu voto, tenham privilegiado os interesses de terceiros em detrimento da economia nacional".
O eurodeputado do PSD que é também o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade UE-Marrocos afirma na sua declaração de voto que "ao recusar dar o seu consentimento ao Acordo de Parceira no domínio das Pescas entre a Comunidade Europeia e o Reino de Marrocos, o Parlamento Europeu prestou um mau serviço às nossas relações bilaterais e muito particularmente aos interesses do sector das pescas ibérico."
Refere ainda o eurodeputado português que "o Parlamento Europeu teve um comportamento irresponsável relativamente a um país amigo, em que Sua Majestade o Rei Mohamed VI tem vindo a promover uma profunda e pacifica transição democrática, amplamente sustentada por referendo", concluindo que, por ter votado a favor, lamenta "profunda e sinceramente o resultado!".
Mário David irá questionar a Comissão Europeia sobre se "existe algum ´plano de contingência´ que permita ultrapassar rapidamente este volte-face diplomático nas relações da União Europeia com o Reino de Marrocos, de forma a restabelecer a normalidade das relações? Em caso afirmativo, qual a sua calendarização?" e "de que forma pretende a União Europeia compensar os pescadores prejudicados por esta situação?".












