Iniciativa inédita premeia jovens agricultores.Nuno Melo quer agricultores portugueses a competir na Europa

Por Jornal Rostos
Também pela primeira vez, o Eurodeputado Nuno Melo e a CAP organizam o “Prémio para os Melhores Jovens Agricultores de Portugal”, com o objectivo de escolher os melhores projectos agrícolas realizados no nosso país, por jovens agricultores, e divulgá-los em Bruxelas, durante o Congresso.
Neste âmbito, cada país levará ao Parlamento Europeu 20 jovens agricultores, sendo que cinco deles irão a concurso com os projectos que sejam considerados mais sustentáveis e inovadores.
A abertura do concurso a jovens agricultores acontece hoje (as inscrições podem ser realizadas em www.cap.pt) e os candidatos vencedores, no caso português, serão anunciados no dia 7 de Junho, na próxima Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.
Os cinco primeiros lugares serão escolhidos por um júri do qual fazem parte o eurodeputado Nuno Melo e representantes da CAP. Posteriormente os vencedores, escolhidos entre os cinco melhores agricultores de cada país, serão conhecidos em Bruxelas, na sequência do Congresso.
Esta será a maior iniciativa europeia com jovens agricultores de que há memória, e procura promover o empreendedorismo na agricultura nacional e na União Europeia a 27, sendo de relevância política, visto acontecer em plena reforma da PAC (política agrícola comum).
Os premiados a nível europeu, entre outras coisas, terão possibilidade de se deslocar a países extra-comunitários para apresentar os seus projectos e partilhar experiências fora do nosso espaço comum.












