Iniciativa junta representantes de Associações de Doentes, Organizações cívicas e IndústriaNovo Projeto de Parceria da União Europeia pretende melhorar a gestão da dor crónica em todos os Estados-Membros
Por Jornal Rostos
"A dor crónica é um fardo socioeconómico significativo na Europa: Para as pessoas afetadas, para os seus cuidadores, mas também para os nossos sistemas de saúde", explica Joop van Griensven, presidente da PAE. "A nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm de viver com dor crónica dia após dia - com esta parceria os pacientes de toda a Europa podem trabalhar juntos para identificar, com todos os interessados, as melhores práticas, a acessibilidade e as possibilidades para o tratamento eficaz da dor. Ao fazer isso, podemos desenvolver uma proposta para a gestão da dor para todos os Estados-Membros europeus, num esforço conjunto e coordenado".
Teresa Petrangolini, diretora da ACN e supervisora deste projeto acrescenta: "A participação cívica é essencial no processo de formulação da política pública: Só uma abordagem holística respeitando todas as partes envolvidas pode produzir modelos realistas e exequíveis para a integração no nosso sistema político de saúde. A ACN trabalha neste campo há mais de 30 anos e estamos orgulhosos por participar nesta parceria e por apoiar e fortalecer a voz de pacientes com dor crónica na Europa”.
"Na Grünenthal concentramo-nos exclusivamente na área da dor com o objetivo de sermos a empresa mais focada no paciente e um líder em inovação terapêutica", comenta Alberto Grua, Vice-Presidente Executivo da Grünenthal Europa e Austrália. "Sentimo-nos privilegiados por entrar neste projeto tão promissor que irá criar uma abordagem de base para a gestão eficaz e holística da dor, ao colocar o paciente no centro de todo o processo. A PAE e a ACN são dois grupos fortes internacionais de atuação dos doentes e cidadãos e vamos apoiar as ideias e atividades deles para garantir maior respeito pelas necessidades dos pacientes."












