Saltar para o conteúdo
Europa

Taxa de inflação anual da zona euro desce para 2,0%Taxa de inflação anual da União Europeia foi de 2,1% em janeiro de 2013

• Doenças raras: novos trabalhos de investigação recebem 144 milhões de euros da UE

A taxa de inflação anual da zona euro foi de 2,0% em janeiro de 2013, contra 2,2% em dezembro de 2012. Há um ano, era de 2,7%. A taxa de inflação mensal foi de -1,0% em janeiro de 2013.

3 min de leitura
Taxa de inflação anual da zona euro desce para 2,0% Taxa de inflação anual da União Europeia foi de 2,1% em janeiro de 2013

Por Jornal Rostos


• Fronteiras inteligentes para reforçar a mobilidade e a segurança

A União Europeia está a evoluir para uma gestão mais moderna e eficaz das fronteiras utilizando as tecnologias mais modernas. A Comissão propôs hoje o «pacote das fronteiras inteligentes» com o objetivo de acelerar, facilitar e melhorar os procedimentos de controlo nas fronteiras de estrangeiros que viajam para a UE. As duas componentes deste pacote são o Programa de Viajantes Registados e o Sistema de Entrada/Saída que simplificarão as formalidades para os viajantes frequentes de países terceiros nas fronteiras externas do espaço Schengen e reforçarão a segurança nas fronteiras da UE.

• Doenças raras: novos trabalhos de investigação recebem 144 milhões de euros da UE

A Comissão Europeia anunciou hoje, Dia das Doenças Raras 2013, a concessão de um novo financiamento de 144 milhões de euros a 26 projetos de investigação sobre doenças raras. Trata-se de projetos que contribuirão para melhorar a vida de alguns dos 30 milhões de europeus que sofrem de doenças raras. Os projetos selecionados reúnem mais de 300 participantes de 29 países da Europa e do resto do mundo, incluindo equipas de instituições académicas de renome, PME e associações de doentes. O objetivo é partilhar recursos e atuar além-fronteiras a fim de obter uma melhor compreensão das doenças raras e de descobrir tratamentos adequados. Dois dos projetos aprovados incluem parceiros portugueses: RD-CONNECT (parceria com a Universidade de Aveiro) e STRONG (parceria com a AIBILI – Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem).

• Diretrizes relativas a incentivos financeiros: promover veículos eficientes do ponto de vista energético

A Comissão Europeia publicou hoje novas diretrizes sobre a forma como os Estados-Membros devem utilizar os incentivos financeiros para maximizar a procura de veículos com baixas emissões de CO2. Atualmente, as regras em matéria de incentivos financeiros diferem em toda a UE, mas um enquadramento comum poderia contribuir para facilitar a montagem de quantidades mais importantes desses veículos e, portanto, fazer baixar o preço para os consumidores.

• Estudo mostra que as cooperativas ajudam os agricultores a conseguirem mais valor acrescentado na cadeia alimentar

A Comissão Europeia publicou hoje um estudo alargado sobre o apoio às cooperativas de agricultores. O objetivo é proporcionar uma base de conhecimentos para ajudar os agricultores a organizarem-se em cooperativas de forma a poderem usufruir de rendimentos gerados pelo mercado sólidos.

• Janeiro de 2013: taxa de inflação anual da zona euro desce para 2,0%

A taxa de inflação anual da zona euro foi de 2,0% em janeiro de 2013, contra 2,2% em dezembro de 2012. Há um ano, era de 2,7%. A taxa de inflação mensal foi de -1,0% em janeiro de 2013. A taxa de inflação anual da UE foi de 2,1% em janeiro de 2013, contra 2,3% em dezembro de 2012. Há um ano, era de 2,9%. A taxa de inflação mensal foi de -0,8% em janeiro de 2013.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção