Capoulas Santos promove congresso mundial do presunto

Por Jornal Rostos
A comissão organizadora do Congresso convidou o eurodeputado socialista para Embaixador da iniciativa. O evento de divulgação em Bruxelas consiste numa Audição Pública seguida de uma degustação de presuntos e realiza-se em parceria com a comissão organizadora do Congresso, a Câmara Municipal de Ourique, a Confederação dos Agricultores de Portugal e a Associação nacional dos criadores de porco preto alentejano. No evento participam eurodeputados de várias nacionalidades representativas dos países produtores de presunto, contando ainda com a presença do Sr. Professor Doutor José Tirapicos, especialista da Universidade de Évora em reprodução animal e suinotecnia, e do Dr. Pedro Carmo, Presidente da Câmara Municipal de Ourique e também Presidente do Congresso.
O porco preto é uma peça essencial do eco-sistema do montado e um exemplo eloquente da conciliação de competitividade e sustentabilidade na agricultura europeia, que a nova Política Agrícola Comum (PAC) pretende promover e que está, neste momento, no centro das propostas do eurodeputado português para este tema enquanto relator do Parlamento Europeu dos principais capítulos da reforma da PAC.
O deputado Capoulas Santos sublinha a importância da divulgação do evento no Parlamento Europeu já que representa uma oportunidade para dar visibilidade a estes produtos e sua imbricação com as respectivas paisagens e gentes, junto de decisores e protagonistas políticos europeus.












