Saltar para o conteúdo
Moldura

Dia Internacional dos Museus assinalado no concelho de Alcácer do SalCriar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo

. Museu Etnográfico do Torrão – MET acolhe no dia 17 (sábado) duas iniciativas: uma exposição e um concerto.

Música, uma exposição, funcionamento prolongado e visitas guiadas gratuitas a espaços museológicos vão assinalar o Dia Internacional dos Museus no concelho de Alcácer do Sal, que se comemora a 18 de maio.

3 min de leitura
Dia Internacional dos Museus assinalado no concelho de Alcácer do Sal Criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo

Por Jornal Rostos

A antecipar a efeméride, o Museu Etnográfico do Torrão – MET acolhe no dia 17 (sábado) duas iniciativas: uma exposição e um concerto. Pelas 16h, vai ser inaugurada a exposição “O Torrão de Joaquim Roupa – tributo à sua obra”, que reproduz com rigor alguns dos principais e mais emblemáticos elementos históricos e arquitetónicos desta freguesia em preciosas miniaturas feitas à mão, seguindo-se a atuação do Coro da Universidade Sénior do Torrão.
Joaquim Roupa nasceu no Torrão em 1935 e emigrou para África, onde, para ocupar os seus tempos livres, começou a criar peças de artesanato e de mobiliário em alvenaria. Quando regressou ao Torrão começou a reproduzir perfeitas miniaturas do património local. Em 2002 expôs pela primeira vez a sua obra publicamente, numa mostra coletiva no Museu Etnográfico do Torrão que se repetiu anos depois. Faleceu em 2012, tendo a família aceite o convite do MET para esta nova exposição como homenagem a título póstumo, agora enriquecida com a reprodução da antiga Escola Primária, do Coreto e da Ponte Romana, trabalhos executados nos seus últimos anos de vida. “O Torrão de Joaquim Roupa – tributo à sua obra” pode ser visitado até 14 de julho, de segunda a sexta-feira e nos primeiros e terceiros sábados do mês, das 9h às 13h e das 14h às 17h.
A habitual Noite dos Museus realiza-se também a 17 de maio, no Museu Etnográfico do Torrão, com este espaço a acolher um concerto de Maria Mirra Covers a partir das 21h30.
No dia 18 de maio (domingo), o MET vai estar aberto ao público entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h. Por seu turno, a Cripta Arqueológica, situada debaixo da Pousada do Castelo de Alcácer, vai ter horário alargado das 9h à meia-noite, com entradas e visitas guiadas abertas ao público. O mesmo se aplica às estações arqueológicas da zona adjacente do castelo (fórum romano de Salácia Urbs Imperatoria).
O Dia Internacional dos Museus celebra-se anualmente desde 1977, na sequência de uma proposta do ICOM – Conselho Internacional dos Museus (organismo da UNESCO). Este ano, a efeméride obedece ao mote “Museus: coleções criam conexões”, aludindo a facto de estes espaços serem instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.

Fonte - CMAS

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção