Poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage natural de SetúbalHomenageado em Lisboa com programa literário e cultural
Dos cafés do Rossio à Prisão do Limoeiro e às ruas da Baixa, vários são os locais de Santa Maria Maior que estão ligados à vida e à história de Bocage.

Por Jornal Rostos
A vida do poeta está intimamente ligada à boémia de Lisboa. Bocage é um dos símbolos urbanos da história e do património literário da Língua Portuguesa, e passou grande parte da sua existência nos cafés e botequins da Baixa.
Deste modo, a Junta de Santa Maria Maior decidiu prestar homenagem ao poeta com um programa literário e cultural que passa por diversas iniciativas entre 11 e 18 de Setembro.
• Publicação evocativa da “Gazeta de Lisboa”, com artigos de vários especialistas bocagianos, nomeadamente o biógrafo de Bocage, Adelto Gonçalves, José Sarmento de Matos (ollissipógrafo), Daniel Pires (do Centro de Estudos Bocagianos) e António Mega Ferreira.
• Tertúlia no Café Nicola com destaque para a presença do ator Miguel Guilherme que interpretou Bocage numa série para a RTP.
• Itinerário Bocageano – O público vai poder conhecer ao pormenor os locais mais emblemáticos que Bocage percorreu com a presença de um guia especializado.
• Brigadas Bocage – Organizado pelo Teatro da Garagem, irão surgir em vários pontos da Freguesia de Santa Maria Maior, diversos atores que irão dizer poemas de Bocage, acompanhados por músicos e fadistas.
• Lançamento de uma nova antologia de Bocage, que percorrerá todas as fases e influências da obra do poeta.
• Exposição de Caricaturas – Evocação de Bocage e de outras personalidades ligados à sua vida e obra. As caricaturas são da autoria de Nuno Saraiva e vão estar expostas na Rua Augusta, Rossio e Martim Moniz.













