Saltar para o conteúdo
Moldura

SEIXAL - Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe 2025Candidaturas abertas até 21 de março
- Categoria «Poesia»

A Câmara Municipal do Seixal tem abertas, até 21 de março, as candidaturas ao Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, uma iniciativa que apoia a publicação de obras de literatura e estudos locais, com uma periodicidade anual e com um valor de cinco mil euros para o vencedor de cada edição.

2 min de leitura
SEIXAL - Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe 2025 Candidaturas abertas até 21 de março - Categoria «Poesia»

Por Jornal Rostos

O prémio é atribuído a três categorias distintas, de forma alternada: «Romance, Novela ou Conto», «Poesia» e «Estudos Locais». Em 2025, será a «Poesia» a referência para os candidatos.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «a instituição do Prémio Eufrázio Filipe incentiva e valoriza a criação literária e a atividade de investigação, e estimula o gosto pela leitura e pela escrita, atividades essenciais ao desenvolvimento integral do indivíduo e ao desenvolvimento cultural das comunidades».

Este prémio visa promover o mérito na criação literária, estimular a investigação sobre temas locais e homenagear a figura que lhe dá o nome, Eufrázio Filipe, «pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural do município do Seixal, após a Revolução do 25 de Abril de 1974, cuja atividade como escritor contribuiu, decisivamente, para imprimir um assinalável desenvolvimento em todas as dimensões da vida municipal», conclui Paulo Silva.

As obras a concurso deverão ser originais, inéditas e não publicadas, por qualquer forma ou meios, e os candidatos devem ser de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, devendo os trabalhos ser apresentados em língua portuguesa. As obras a concurso deverão ser entregues, pessoalmente, na Biblioteca Municipal do Seixal e respetivos polos ou enviadas por correio, através de carta registada com aviso de receção.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção