Saltar para o conteúdo
Moldura

Seminário de Composição

De 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2005 realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian o Seminário de Composição orientado por Emmanuel Nunes, aberto a todos os compositores ou estudantes de Composição que desejem participar.

2 min de leitura

Por Jornal Rostos

Tal como vem sucedendo desde 2003, o Seminário de Composição de Emmanuel Nunes realiza-se em articulação com o Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores, cuja 3ª edição decorre, este ano, de 10 a 22 de Janeiro 2005.

Os trabalhos do Seminário incidem em grande parte sobre a audição, análise e discussão das obras inéditas apresentadas por alguns jovens compositores portugueses ao 3º Workshop da Orquestra Gulbenkian, e que são executadas em concerto na Culturgest, sob a direcção de Guillaume Bourgogne. Em virtude da regularidade com que a Fundação Gulbenkian vem organizando este Seminário, criaram-se as condições para um novo tipo de dinâmica de contacto entre Emmanuel Nunes e os jovens compositores que nele participam. A abordagem privilegiada por este Seminário deixou de ser a equivalente a um “curso” ou série de lições, do professor para os alunos, dando antes lugar a um tipo de trabalho conjunto que é mais concebido como uma partilha de experiências artísticas com Emmanuel Nunes.

Neste trabalho conjunto de Emmanuel Nunes com os jovens compositores em princípio de carreira, destaca-se a importância da audição da música em conjunto, bem como do diálogo partilhado, incidindo não só sobre os aspectos técnicos da escrita musical, mas também sobre o lado artístico, as opções estéticas individuais de cada músico.

Neste trabalho conjunto de Emmanuel Nunes com os jovens compositores em princípio de carreira, destaca-se a importância da audição da música em conjunto, bem como do diálogo partilhado, incidindo não só sobre os aspectos técnicos da escrita musical, mas também sobre o lado artístico e as opções estéticas individuais de cada músico.

José Luís Figueira

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção