Saltar para o conteúdo
Moldura

AlmadaPSD sublinha a importância da actividade do Teatro Extremo

Em requerimento, apresentado na Assembleia da República, o Deputado Luís Rodrigues, do Partido Social Democrata, sublinha a dinâmica do Teatro Extremo, Associação Cultural e interroga o Ministério da Cultura se considera “relevante e de interesse a actividade desenvolvida” por esta associação.

3 min de leitura

Por Jornal Rostos

“O Teatro Extremo é uma companhia profissional fundada em 1994 na cidade de Almada. Envolve actualmente a colaboração regular de 50 pessoas. Possui instalações próprias onde apresenta regularmente as suas criações.
O Teatro Extremo tem dedicado grande parte da sua actividade à consolidação e ampliação de hábitos de fruição estética e pela formação de novos públicos.
O seu público-alvo tem sido as crianças.
Assim organiza ininterruptamente desde 1996 o “Semente – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”; desde 2001 organiza o “Sorriso de Natal”, dedicado às crianças de todo o Concelho de Almada que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros Paroquiais, Jardins de Infância, etc., proporcionando a mais de 9.000 crianças a participação numa iniciativa de carácter cultural que enfatiza o carácter solidário da arte e, nomeadamente, o do Teatro.” – refere o Requerimento apresentado na Assembleia da República pelo Deputado Luís Rodrigues, eleito do PSD, pelo círculo eleitoral de Setúbal

Um projecto que envolve 1500 crianças

“Em parceria com a Associação de Municípios do Distrito de Setúbal no ano de 2003 iniciou o projecto “Sair da Casca” dedicado aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Este projecto abrange cerca de 1.500 crianças e inclui a apresentação de espectáculos e a realização de ateliers de formação.
O Teatro extremo apresenta espectáculos para o público adulto. Entre 1994 e 2005 apresentou 32 peças de teatro entre criações originais e textos de grandes autores.
A actividade do Teatro extremo é reconhecida por diversas entidades, quer em Portugal quer no estrangeiro.
O Teatro Extremo atravessa grandes dificuldade financeiras encontrando-se em vias de não poder realizar este ano algumas das suas iniciativas” – sublinha o deputado social democrata no referido requerimento.

O Ministério da Cultura relevante a actividade do Teatro Extremo ?

Neste contexto, solicita ao Ministério da Cultura, que seja prestada a seguinte informação: “Considera o Ministério da Cultura relevante e de interesse a actividade desenvolvida pelo Teatro Extremo, nomeadamente junto das crianças e camadas jovens do Distrito de Setúbal?”
E, ainda : “Em caso afirmativo, pensa o Ministério da Cultura dentro das verbas disponíveis para o apoio sustentado, atribuir ao Teatro Extremo um subsídio no montante que lhe permita continuar com a sua programação junto das crianças e jovens do Distrito de Setúbal, nomeadamente realizar a “Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”?”

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção