Ministra da Cultura em SetúbalConvento de Jesus classificado Património Europeu

Por Jornal Rostos
Isabel Pires Lima deslocou-se a Setúbal esta tarde para, na companhia da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, do presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Elísio Sumavielle, da governadora civil, Teresa Almeida, e dos vereadores André Martins, Eusébio Candeias e Rui Higino, realizar uma visita ao Convento de Jesus, guiada por Batista Pereira, investigador dos museus municipais de Setúbal.
A ministra adiantou em conferência de imprensa que, para a nomeação a Património Europeu, cada Ministério da Cultura dos países da UE candidatou patrimónios nacionais móveis e imóveis, bem como materiais e imateriais, sendo que Portugal elegeu para essa categoria apenas o Convento de Jesus, a Sé de Braga, a Biblioteca da Universidade de Coimbra e a abolição da pena de morte.
Para Isabel Pires de Lima este é um forte sinal da importância que o Governo está a dar ao Convento de Jesus, considerado também Monumento Nacional e que se encontra, desde o início de Fevereiro, em trabalhos de restauro.
Convento não recebeu de vários governos a atenção que merece
"Tardiamente, esta recuperação foi considerada prioritária pelo Ministério da Cultura", reconheceu Isabel Pires de Lima. Na mesma linha de pensamento, Maria das Dores Meira apontou que "o Convento não recebeu de vários governos a atenção que merece", mas, frisou, "essa situação agora mudou".
De resto, a Isabel Pires de Lima afirmou que, perante o panorama actual de "diminuição de investimento", o Ministério da Cultura teve de hierarquizar intervenções a nível nacional, sendo o Convento de Jesus considerado "uma das prioridades na recuperação de património".
Contributo para a construção da identidade europeia
Maria das Dores Meira sublinhou que o reconhecimento da importância do Convento de Jesus pelo Ministério da Cultura é "extremamente justo e positivo para um monumento que faz parte da História do País e da própria Península Ibérica", lembrando que foi ali ratificado em Portugal o Tratado de Tordesilhas.
A autarca acrescentou ainda que a "esta classificação pela União Europeia significa também reconhecer que o Convento é um monumento que pertence ao palco europeu".
Opinião partilhada pela ministra, para quem o Convento "deu um importante contributo para a construção da identidade europeia".
Isabel Pires de Lima frisou ainda que o ministério está a empenhado da recuperação do Convento.
Para a prossecução dos trabalhos de restauro, orçados, no total, em cerca de três milhões de euros e que deverá levar três anos até à conclusão, Isabel Pires de Lima sublinhou a importância do envolvimento não apenas do Ministério da Cultura e do IPPAR, que considera "uma obrigação", mas também da comunidade civil.
Iberdrola se constitui como um "potencial mecenas"
Nesse sentido, adiantou a titular da pasta da Cultura, participaram na visita de hoje, a convite do ministério, o presidente da Iberdrola Portugal, Pina Moura, e o administrador da Portucel, José Honório, como representantes de "potenciais mecenas para financiar o projecto".
Pina Moura assumiu que a Iberdrola se constitui como um "potencial mecenas" e sublinhou que a empresa de origem espanhola é "uma companhia muito pró-activa nas suas responsabilidades sociais", acrescentando que, a nível pessoal, ficou "muito impressionado com o valor do monumento, mas também com a necessidade de restauro".
Isabel Pires de Lima acredita ainda na possibilidade de a União Europeia desbloquear apoios comunitários para o projecto de recuperação do Convento de Jesus na sequência da recente classificação de que foi alvo. A ministra preferiu realçar, porém, que a nomeação se deve ao valor histórico nacional e internacional do monumento.
"A salvaguarda do património é um factor importantíssimo para o desenvolvimento das regiões e é importante intervir para que Setúbal também tenha essa arma", sublinhou.
Desde o início de Fevereiro que estão a decorrer obras de restauro, no valor de cerca de 140 mil euros, para fixação e consolidação dos materiais mais instáveis do portal da Igreja de Jesus, bem como para beneficiação da Sala do Capítulo, execução da rede de drenagem de águas pluviais nas zonas norte e nascente do monumento.
Até ao final do ano estão previstas mais três fases de intervenções de diferentes naturezas, sendo que o orçamento total para 2007 ronda os 600 mil euros.













