No Fórum Cultural do Seixal«PINTAR A PAZ – O Projecto Kid’s Guernica na Região de Setúbal»

Por Jornal Rostos
O Projecto multicultural internacional Kid’s Guernica surgiu há cerca de 12 anos para assinalar o fim da II Guerra Mundial e evocar os valores da paz e da não violência e, desde então, já percorreu dezenas de países, onde crianças e jovens dos nove aos 18 anos criaram mais de 50 quadros, com a dimensão da “Guernica” (3,5X7,8m) de Picasso e com os mesmos objectivos desse ícone universal da Paz em que se veio a tornar.
Atenta aos sinais dos tempos e partilhando dos valores dos seus autores (Tom Andersen e Tadash Yasuda), a AMRS acolheu a realização de um projecto Kid’s Guernica na nossa região corria o ano de 2005. Durante cerca de quatro meses, mais de 500 alunos, 27 professores, de 11 escolas da Região de Setúbal, deram corpo ao projecto que finalizou com a elaboração conjunta do painel escolhido pelo júri, que se encontra exposto na Biblioteca Pública Municipal do Seixal.
Entretanto, o Conselho Directivo da AMRS ponderou, face à qualidade artística e pedagógica dos trabalhos a concurso, a elaboração de um livro que traduzisse, em texto e imagens, o extraordinário percurso que, alunos e professores, corporizaram no âmbito do 1.º projecto Kid’s Guernica realizado em Portugal. O fruto desse trabalho será agora lançado em livro no próximo dia 16 de Maio, no Fórum Cultural do Seixal, pelas 10h30.
Durante o evento será ainda inaugurada uma exposição de trabalhos realizados que ilustram o decorrer do projecto.













