II Jornadas Medievais em SesimbraQualidade musical e internacionalização dos concertos

Por Jornal Rostos
Música à capella, cantos gregorianos e hinos dos séculos VIII e XIV são alguns dos sons que fazem parte do programa das II Jornadas Medievais, que se realiza nos três primeiros fins-de-semana de Julho.
Qualidade musical e internacionalização dos concertos são as apostas da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia do Castelo para o sucesso da iniciativa, apresentada hoje à comunicação social, na cafetaria do Castelo de Sesimbra.
Valorizar e dinamizar o património histórico do concelho
Para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, e para o presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Francisco Jesus, as Jornadas Medievais são exemplo do trabalho que os dois órgãos autárquicos estão a desenvolver. «É importante valorizar e dinamizar o património histórico do concelho, através da realização de actividades culturais que atraiam a população e visitantes» referiram.
A autarca salientou ainda que «Sesimbra não é apenas praia e mar, é rica também em história e património edificado». Os espectáculos e exposições na Fortaleza de Santiago ou as conversas e concertos na Capela do Espírito Santo dos Mareantes são exemplos da estratégia de dinamização cultural da autarquia.
Jornadas espelham de forma significativa a época medieval
O concerto inaugural das II Jornadas Medievais, que acontece no dia 7, vai estar a cargo dos Introitus, um grupo vocal composto por oito vozes masculinas que percorrem o canto gregoriano desde os tempos antigos aos nossos dias. Vítor Gaspar, membro do grupo, também esteve presente na apresentação e realçou a qualidade do programa, que espelha de forma significativa a época medieval.
No segundo sábado de Julho (dia 14), é a vez dos Banchetto Musicale Lusitania, agrupamento vocal e instrumental, apresentarem o seu repertório de música antiga, sobretudo, de melodias dos séculos XV e XVI ibéricos.
Câmara Municipal disponibiliza transporte ida e volta
A 21 de Julho, o Castelo acolhe a actuação dos espanhóis Veneranda Dies Ensemble, que dão a conhecer a vertente trovadoresca e jogral da música da Idade Média. Neste sábado, os Strella do Dia animam o Castelo e as ruas da vila. Para além da música, as II Jornadas Medievais incluem a abertura ao público da Torre de Menagem, onde estará patente uma exposição sobre a história do Castelo.
Para o evento, a Câmara Municipal disponibiliza transporte ida e volta em autocarro, entre a vila de Sesimbra e o Castelo













