I Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do SalFórum de debate e actualização da investigação efectuada na região
Por Jornal Rostos
O 1º Encontro de Arqueologia e História de Alcácer do Sal, decorre ao longo de três dias – 22, 23 e 24 de Maio – e abrange as diferentes temáticas e fases cronológico-culturais, desde a Pré-história à Época Moderna e Contemporânea. As inscrições para participar neste encontro abriram hoje e prolongam-se até 30 de Abril. Os interessados em apresentar comunicações no encontro devem inscrever-se até dia 20 de Março, remetendo para a Câmara Municipal de Alcácer do Sal o respectivo resumo e ficha de inscrição.
Cada dia do encontro é dedicado a uma época, sendo que em cada uma delas a conferência de abertura é proferida por um orador convidado. Assim, no primeiro dia, dedicado à Pré-história e à Proto-história, a oradora convidada é Ana Arruda, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Já no segundo dia, será abordada a época romana com um painel sobre Monumentos Funerários, Religião, Morte e Epigrafia, e outro dedicado ao Território, Urbanismo, Comércio e Mundo Rural. As conferências de abertura serão da responsabilidade de José d’Encarnação, da Universidade de Coimbra, e de Carlos Fabião, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, respectivamente.
O dia de encerramento do encontro, também com dois painéis, é dedicado à Idade Media, Moderna e Contemporânea. Helena Catarino, do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra é responsável pela conferência de abertura do painel sobre a Presença Islâmica e Cristã no Horizonte Medieval, enquanto que Maria Teresa Pereira, investigadora, fará a abertura do painel sobre a Época Moderna e Contemporânea.
A cada conferência de abertura segue-se um período em que serão feitas as comunicações sobre a temática em causa, bem como um espaço de debate. Do programa fazem ainda parte visitas a “tesouros” locais como a Vila do Torrão, a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal e a Vila Romana de Santa Catarina de Sítimos. Estão também previstas animações históricas durante os dias do encontro.
Detentora de uma personalidade cultural e de uma matriz geográfica específica, Alcácer do Sal pretende com este encontro divulgar e relançar o concelho no meio arqueológico que encontra aqui um vasto espólio e património, de que são exemplos a Feitoria Fenícia de Abul, o Fórum Romano de Alcácer do Sal, o Monte da Tumba e a Villa Romana de Santa Carina de Sítimos.
Os interessados podem obter mais informações no site da autarquia (www.cm-alcacerdosal.pt) – onde estará disponível o programa do encontro e respectiva ficha de inscrição - e junto da comissão organizadora do encontro, na Câmara Municipal de Alcácer do Sal, pelo telefone 265610040 (ext. 333) ou pelo email encontro.alcacerdosal@gmail.com.













