Autarquia premeia vencedores do “Montijo Jovem 2009”David Erlich vencedor na Poesia e Fábio Lima venceu na ficção narrativa
O presidente do júri, Manuel Frias Martins, referiu que no caso do vencedor de ficção narrativa “o romance revela um escritor de talento. Existem sinais de alguma inexperiência literária que serão corrigidos com o tempo, mas os ingredientes necessários à boa escrita ficcional estão todos aqui”.

Por Jornal Rostos
Quanto à obra vencedora na modalidade de poesia, Manuel Frias Martins garantiu que “a escolha do vencedor na modalidade de poesia foi mais fácil e rápida. A diferença qualitativa do “Verso dos pássaros” impôs-se imediatamente pela maturidade da escrita, pela apurada noção de peso das palavras, pelo conhecimento dos efeitos estilísticos decorrentes do ritmo e das imagens.”
Maria Amélia Antunes, presidente da Câmara Municipal de Montijo, referiu que a 5ª edição do Concurso de Poesia e Ficção Narrativa – Montijo Jovem 2009 “representa uma aposta importante com grande significado para a Câmara Municipal. Julgo que o balanço é claramente positivo. (…) Que este prémio seja um estímulo para prosseguirem no labor da escrita, da poesia ou da narrativa, com muitos sucessos no futuro”, afirmou a edil, garantindo que “a Câmara Municipal irá patrocinar a publicação das obras vencedoras”.
David Erlich, vencedor na categoria de Poesia, afirmou que “este concurso é importantíssimo porque a arte escrita, em particular a poesia, enfrenta um grande desafio, pois não é a arte mais mercantilizada e cabe-nos a nós, jovens escritores, no tempo das novas tecnologias, aproveitar esse facto para construir o futuro da arte”.
Por sua vez, Fábio Lima, vencedor na categoria de ficção narrativa, surpreendeu os presentes ao afirmar que “o conto foi escrito em três dias”. “Não sou do Montijo, passei por cá, soube do concurso e achei que era um desafio e ainda bem que o fiz”, confessou o jovem autor. Em relação ao tema escolhido o autor comentou: “é uma forma das pessoas reflectirem sobre alguns valores da sociedade. Nós todos somos a sociedade, devemos olhar para o que fazemos e só depois podemos criticar os outros”.
Recordamos que participaram no V Concurso de Poesia e Ficção Narrativa 43 jovens com obras inéditas nas referidas modalidades, sendo 30 de poesia e 13 de ficção narrativa.
O “Montijo Jovem” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Montijo com o objectivo de descobrir e divulgar novos talentos na área da Literatura, dirigida aos jovens entre os 15 e os 25 anos.
O júri, composto por Manuel Frias Martins, Helena Barbas e o escritor Liberto Cruz, deliberou, por unanimidade, a atribuição dos referidos prémios e, também, de menções honrosas aos autores Ema Loureiro, Ângela Adrião, Ângela Constantino e Tiago Manuel.
Os vencedores receberam um prémio monetário no valor de 1250 euros cada, bem como a oportunidade de verem a sua obra editada. Todos os participantes receberam certificados de participação.













