Saltar para o conteúdo
Moldura

Dia Internacional dos Museus em SetúbalEste ano com o tema «Museus para a harmonia social»

Música, poesia, animação, exposições e visitas guiadas fazem parte de um programa gratuito promovido pela Câmara Municipal que assinala a Noite e o Dia Internacional dos Museus, este ano com o tema “Museus para a harmonia social”.

O Museu Sebastião da Gama apresenta, na Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão (AURPIA), no Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, às 15h00, a Maleta Pedagógica "Os brinquedos da minha infância”.

3 min de leitura
Dia Internacional dos Museus em Setúbal Este ano com o tema «Museus para a harmonia social»

Por Jornal Rostos

A apresentação da maleta, elaborada numa parceria entre o museu e os utentes da AURPIA, conta com a exibição dos brinquedos e de um filme descritivo da pesquisa.

“À volta dos contos de Andersen” é a dramatização que o Serviço Educativo do Museu do Trabalho Michel Giacometti apresenta aos mais novos, durante todo o dia 18, no horário de funcionamento.

Já na Casa Bocage, no mesmo dia, entre as 14h30 e as 17h30, o artista plástico João Lino conversa com os visitantes acerca do processo criativo no âmbito da exposição “Conexões”, patente até dia 22.

Outras iniciativas realizam-se fora do horário normal de funcionamento dos museus municipais, entre as 21h00 e a 01h00, proporcionando uma actividade ininterrupta, a 15 de Maio, na Noite dos Museus.

Nessa noite, às 21h30, os claustros do Convento de Jesus são o cenário para uma declamação de poemas pelo Teatro Animação de Setúbal, acompanhada ao piano pelo maestro Rui Serôdio, seguida da actuação da Banda Filarmónica da Capricho Setubalense.

À mesma hora, no Museu Sebastião da Gama, decorre uma palestra, por Baptista Pereira, intitulada "Uma leitura do Diário de Sebastião da Gama, 60 anos depois".

A renovação do espaço dedicado ao poeta, como pedagogo, que integra a exposição permanente, é também apresentada nesta noite.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti os visitantes podem ouvir contos de Hans Christian Andersen e assistir à animação do espaço museológico.

A exposição “Canto do Elfo”, inspirada nos contos de Andersen, patente até 3 de Julho, conta com a presença dos autores das instalações, de grandes dimensões, que compõem a mostra.

A noite no Museu do Trabalho é também animada pelo coro municipal “Afina Setúbal”.

A Casa Bocage tem, igualmente, as portas abertas na Noite dos Museus, com visitas guiadas à exposição permanente “As Sete Musas de Bocage” e ao Centro de Documentação e Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Rui Oliveira Lopes apresenta a exposição “Conexões”, na presença do autor, João Lino.

O livro “Uma Visão Armilar do Mundo”, de Paulo Borges, e o primeiro número da revista “Cultura Entre Culturas” fazem parte do programa da Noite dos Museus, que inclui um momento musical pelo Conservatório Regional de Setúbal, canto livre e improvisado de poesia de Bocage, por Patrícia Domingues, e, a terminar, fado à capela, por Pedro Paz.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção