Saltar para o conteúdo
Moldura

Os “fuzilamentos” de SetúbalHomenagem a Mariana Torres e António Mendes

A CULTRA – Cooperativa das Culturas do Trabalho e do Socialismo, em parceria com a AJA – Associação José Afonso, vão promover um conjunto de iniciativas em Setúbal, evocando o centenário dos “fuzilamentos” de Setúbal, que marcam na História da República o momento simbólico em que se iniciou o profundo movimento de divórcio do movimento operário com o regime republicano.

2 min de leitura
Os “fuzilamentos” de Setúbal Homenagem a Mariana Torres e António Mendes

Por Jornal Rostos

Em Março de 1911, a repressão violenta da novíssima Guarda Republicana sobre as operárias e operários conserveiros em greve por melhores salários, reivindicação que os industriais não queriam aceitar, provocou a morte em plena rua de Mariana Torres e do jovem António Mendes.

A “nova aurora” trazida pelo 5 de Outubro de 1910 tingia-se com o sangue dos operários. Esfumavam-se rapidamente as ilusões e as expectativas com que sectores de operários e trabalhadores olhavam o novo regime.

Para evocar esses acontecimentos, a CULTRA e a AJA promove em Setúbal no próximo Domingo, dia 13 de Março, quando passam justamente cem anos sobre os acontecimentos, as seguintes iniciativas:

16 horas na Avenida Luísa Todi
Homenagem a Mariana Torres e António Mendes

16,30 horas na Avenida Luísa Todi
Inauguração da exposição Os “Fuzilamentos” de Setúbal

Colóquio às 17 horas
Os “fuzilamentos” de Setúbal e o divórcio entre a República e o movimento operário
Alice Samara, O Republicanismo e a questão social
Albérico Afonso, Setúbal cidade industrial: enlatar e lutar (finais do séc. XIX primeiras décadas do século XX).
Álvaro Arranja, Os acontecimentos de Setúbal em Março de 1911e suas repercussões no Clube de Amadores de Pesca de Setúbal, Rua Augusto Cardoso nº 37 (junto à Praça de Bocage)

As iniciativas prosseguem com um Colóquio sobre Memórias do trabalho nas conservas, Sábado, 26 de Março às 17 horas, na AMBA, Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, na Rua Batalha do Viso, Bairro da Anunciada (junto à Escola Secundária Lima de Freitas) e e encerram a 21 de Maio, sábado com uma Visita à Setúbal revolucionária dos tempos da República, conduzida por Albérico Afonso (historiador), com concentração na Praça do Bocage, junto à estátua às 14,30. Às 17 horas desse dia haverá um Colóquio sobre O mar e a vocação da cidade, no Clube de Amadores de Pesca de Setúbal, Rua Augusto Cardoso nº 37 (junto à Praça de Bocage).

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção