TEB – Teatro de Ensaio do BarreiroBarreiro Reconhecido 2012 – Área da Cultura, Artes e Letras.
A Boda dos Pequenos Burgueses para estrear no dia 17 de outubro deste ano, data do seu 50º aniversário.

Por Jornal Rostos
CULTURA, ARTES E LETRAS
TEB – TEATRO DE ENSAIO DO BARREIRO
O TEB – Teatro de Ensaio do Barreiro comemora este ano o seu 50º aniversário.
Largas dezenas de homens e mulheres, (encenador, atores e técnicos) têm vindo a fazer parte da equipa que, ao longo de meio século, se dedica de “corpo e alma” ao Teatro.
Os primeiros passos nesta longa caminhada foram dados por Graciano Simões, Manuel Alpalhão, Tito Lívio e Filipe Cardoso. Com gosto e alguma experiência em representação, decidem formar um grupo de teatro amador.
O TEB tem sido, para muitos, uma escola de arte que os incentiva a seguir, mais tarde, a via profissional. Os atores Eduardo Galhós, Vitor Soares, Fernando Tavares, Raquel Maria e tantos outros são disso exemplo.
As Velhacarias de Scapin, de Molière, é a sua peça de estreia. Os ensaios começam em Outubro de 1962, no Grupo Desportivo da CUF (hoje Casa da Cultura da Quimiparque).
Ao longo destes anos, foram representadas 32 peças e outras tantas ensaiadas, que por um motivo ou outro, não chegam ao conhecimento do público.
A qualidade do trabalho apresentado é várias vezes reconhecida. Nas décadas de 60 e 70, apresenta dezenas de peças. Muitas delas são distinguidas no Concurso Dramático do SNI (Secretariado Nacional de Informação).
O TEB recebe prémios para a encenação e interpretação de várias peças, entre elas:
Ratoeira, Caíram do Céu Três Anjos, Roberta e João Gabriel Borkman. Nesta, toda a equipa ganha diplomas de menção honrosa. A crítica glorifica-a como a melhor feita em Portugal. Apresentam-na na TV, no âmbito das comemorações de aniversário da RTP. A convite da atriz Amélia Rey Colaço, o TEB tem a honra de a representar no palco do Teatro Nacional D. Maria II.
Em 1971, a peça Forja, de Alves Redol, é igualmente premiada pelo SNI. Um postal endereçado ao TEB pelo filho do dramaturgo salienta: “esta é a Forja que o meu pai gostaria de ter visto”.
Mas o percurso do TEB nem sempre tem sido fácil. São vários os obstáculos para arranjar “casa”. Após se ver obrigada a sair da Casa da Cultura, a equipa não desiste e ensaia em vários pequenos espaços até que escolhe o Clube 22 de Novembro para trabalhar até ao ano do seu incêndio, em 1978.
A partir de então, passa por pequenos palcos improvisados, até que volta, na década de 80, ao Grupo Desportivo da CUF, mas as promessas de autonomia do TEB feitas pela Direção não se concretizam.
Na SDUB “Os Franceses”, encontra um novo palco. As mulheres Também Perderam a Guerra é a primeira peça representada, à qual se seguem Restos e Confissão, Barreiro Resistente e muitas outras.
O ano 2000 é de viragem. Encontra finalmente a atual Casa – a Oficina de Teatro Mário Pereira. Uma garagem da Rua Conselheiro Joaquim António de Aguiar é transformada numa sala de espetáculo, de acordo com o protocolo celebrado com a Câmara Municipal do Barreiro.
O Aniversário do Banco é a primeira de muitas peças que desde 2002 já passaram por este palco. É Urgente o Amor, a mais recente.
A equipa ensaia já o próximo trabalho A Boda dos Pequenos Burgueses para estrear no dia 17 de outubro deste ano, data do seu 50º aniversário.
Ao longo dos anos, o público infantil é diversas vezes brindado com vários trabalhos, como são exemplo O Segredo da Abelha, O Mosquito ZZZ, No País das Letras, entre outros.
O TEB passa, também, por alguns episódios divertidos. O espetáculo O Fosso é apresentado ao público no palco do velhinho “Clube 22 de Novembro”, debaixo de chuva, contudo os atores mantêm-se fiéis à representação.
A vontade e a coragem são características do TEB que tem, desde a primeira hora, mantido com paixão, esta “família” unida apesar do teatro de amadores ser “muito difícil”.
O gosto é incentivo mais importante. O reconhecimento, quer coletivo quer individual, que têm do público e das entidades é que os vai “alimentando” como se de vitaminas se tratasse.
Pelo trabalho cultural em prol do teatro de amadores desenvolvido ao longo de 50 anos, a Câmara Municipal do Barreiro tem a honra de atribuir ao TEB - Teatro de Ensaio do Barreiro o Galardão Barreiro Reconhecido 2012 – Área da Cultura, Artes e Letras.













