Faleceu Urbano Tavares RodriguesUm escritor que inscreveu seu nome na vida cultural do Barreiro

Por Jornal Rostos
URBANO TAVARES RODRIGUES INSCREVEU SEU NOME NA HISTÒRIA DA SFAL
No ano de 1967, integrado nas comemorações do centenário da SFAL – Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, realizou-se um Colóquio que contou com a participação do escritor Urbano Tavares Rodrigues.
Após a realização desta iniciativa gerou-se uma acção de intervenção da PIDE, policia politica, que levou ao interrogatório de diversos dirigentes da colectividade.
Os Sócios Honorários da SFAL, Jerónimo Alves ( então Presidente da Direcção) e Mário Saraiva ( então Presidente da Mesa da Assembleia Geral) foram sujeitos a interrogatórios na PIDE, em Lisboa.
No ano de 1997, para assinalar os 30 anos dessa iniciativa cultural, de novo Urbano Tavares Rodrigues participou num Colóquio na SFAL.
Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa em 1923, mas passou parte da sua infância e juventude no Alentejo.
Licenciado em Filologia Românica exerceu, em Portugal e em França, funções docentes, quer no ensino universitário, quer no ensino secundário.
Criador de uma escrita límpida, escreve narrativas que têm dado a gerações de leitores o prazer de reencontrar e reconhecer nele o dom de quem sabe, com elegante sobriedade, contar bem uma história.
Urbano Tavares Rodrigues, faleceu ontem dia 9 de Agosto, com 89 anos, seu funeral realiza-se hoje, dia 10 de Agosto, pelas 18 horas. Seu corpo está sendo velado na sala/galeria Carlos Paredes, no edifício SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, na rua Gonçalves Crespo, em Lisboa, de onde, sairá o funeral para o Cemitério do Alto de São João, onde terá lugar a cremação pelas 19:00.
A SFAL recorda estas memórias da sua vida associativa e a honrosa presença do escritor Urbano Tavares Rodrigues na vida cultural da associação, um homem que inscreveu o seu nome na história da mais antiga colectividade do concelho do Barreiro em momentos de luta pela LIBERDADE.
A SFAL recorda Urbano Tavares Rodrigues e expressa o seu sentido pesar aos seus familiares e amigos.
Portugal perdeu um nome de relevo e referência na sua literatura, um escritor onde a palavra AMOR se sentia nos eus escritos e escreveu como viveu sempre INSUBMISSO.
António Sousa Pereira
Presidente da Direcção
Foto - Colóquio realizado na SFAL, no ano de 1997. com Urbano Tavares Rodrigues













