Saltar para o conteúdo
Moldura

Barreiro - «Oh Retorta» pelo TESFALUma peça divertida com a «garra» da juventude que ama o teatro

O TESFAL levou a cena no âmbito do «Mês do Teatro» a peça “Oh Retorta”, com encenação de Lurdes Pereira. Esteve em Coina, no Alto do Seixalinho e vai regressar ao palco, dia 29 de março, pelas 17 horas na SFAL – Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense.

Uma peça divertida, com um guarda-roupa bem estruturado, o ambiente rural bem decorado e um “burro” que enche o palco com o todo o seu esplendor.

4 min de leitura
Barreiro - «Oh Retorta» pelo TESFAL Uma peça divertida com a «garra» da juventude que ama o teatro

Por Jornal Rostos

Um conjunto de jovens actores que, diga-se, adaptam-se com facilidade, e bem, aos diferentes espaços dramáticos – uma exigência para quem sai da sua «zona de conforto» o palco onde ensaiou e estreou a peça.
Os actores assumem os seus papeis de forma plena, dando eco à linguagem dos personagens de uma remota aldeia alentejana. Conseguem com eficácia manter a sonoridade na comunicação. É difícil, um descuido e lá sai um som com menos ruralidade. Mas estão todos bem.
A distribuição dos papeis está perfeita, indo ao encontro das qualidades e características dos diferentes personagens, até mesmo no à vontade que a experiência vai dando e maturando.
O espectáculo tem ritmo e prende o público pela curiosidade, pelo riso, pela ironia.
Sente-se que, ali, há um trabalho de equipa e de partilha, que contribui para o equilíbrio e normal desenvolvimento da acção teatral.
Uma peça que deixa no ar, para reflectir, entre a ironia e o riso, temas diversos – a sobranceria, a vaidade, o poder. Não é um texto inocente.
Ali, em palco, sente-se que naquela juventude do grupo, há talento, há prazer, que se sente, de facto, na forma como as personagens são vivenciadas.
O criativo «Burro» resulta de forma perfeita. Tem beleza e esteticamente está muito bem dimensionado para o enquadramento no espaço cénico.
De registar, aquele momento musical, a abrir o espectáculo, uma justa e merecida homenagem ao cante alentejano.
A encenação tem uma linha continua que atravessa toda a peça – criar ambiente de aldeia, fazer sentir a ruralidade. Está bem conseguida e com naturalidade.
Um dos factores de importância no teatro é construir personagens, construi-las, dar-lhes vida e mantê-las. Isso é conseguido. Não individualizo os intérpretes, os quais, pela sua juventude, e amor ao teatro, merecem um forte aplauso.

António Sousa Pereira

O TESFAL – Teatro de Ensaio da SFAL, fez itinerância pelo concelho, levando o teatro até à URCD de Coina e ao Grupo Dramático e Recreativo «Os Leças», espaços que já fazem parte de um circuito anual do grupo Lavradiense e onde pela sua presença regular já criou um público, que marca presença em salas bem compostas.
Para fechar a itinerância, este ano, o TESFAL leva a cena a peça “Oh Retorta”, na SFAL, dia 29 de Março, pelas 17 horas, no âmbito da «Maratona do Teatro».

Ficha Técnica

Direcção e Encenação – Lurdes Pereira
Assistente de Encenação – José Miguel

Interpretação
Tibério – João Noronha
Jacinto – Rui Pinto
Alberto – Ruben Sequeira
Júlia – Mónica Branquinho
Sargento Ribeiro - Mário
Cremilda – Ana Margarida
Luisa – Filipa Miguel
Joaquina – Ana Martins
Idalina – Paula Vilela

Cenografia
José Miguel
Paula Vilela

Luz e Som
Marta Pequito
António Pequito

Cartaz
Ana Martins

Figurinos e Adereços
TESFAL

Caracterização
Luisa Reis

Agradecimentos
Faty Lopes
Salão Luisa Reis
Direcção da SFAL
Jornal «Rostos»

Apoio
Câmara Municipal do Barreiro
União de Freguesias do Barreiro- Lavradio

Produção
TESFAL/ SFAL

Sobre o Autor

Steve Johnston nasceu em Londres em 1948 e reside em Portugal desde 1994.
Depois de ter trabalhado como electricista de palco no West End, em Londres, integrou o Grupo Footsbam Theatre em 1973, sendo actor e director musical.
Em 1992, integrou o Ton und Kirschen Wandderteater.
Em 1994, veio para o Alentejo, com a intenção de formar o Teatro ao Largo.
Trabalhou em tempos como músico nos EUA e no Reino Unido.
Tem o Mestrado em Arqueologia Pré- Histórica e Clássica.

SINPOSE

“Oh Retorta!” conta a história de um Presidente de Junta, que se torna vítima de uma partida pregada pelas mulheres da aldeia, que o amarram às costas do próprio burro, o Retorta, e mandam-no para o mato.
Quando os compadres, Tibério e Jacinto, vão à sua procura no escuro da noite, encontram o burro Retorta, que parece chamar socorro. Pensando que o presidente foi alvo de uma bruxaria, correm para a aldeia e depressa toda gente fica a saber.
O que se segue é uma hilariante corrente de eventos, onde a Junta de Freguesia tenta ajustar-se a uma nova vida.

Faixa etária maiores de 6 anos
Duração 50 minutos

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.822813747773027.1073741921.179785305409211&type=3

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção