No Auditório Augusto CabritaBOM – Barreiro Outras Músicas com Victor Gama
.
Victor Gama, músico licenciado em engenharia de electrónica e com estudos de guitarra clássica, criou o projecto Pangeia Instrumentos através de um sistema de escrita no qual introduz uma componente tri-dimensional.

Por Jornal Rostos
SOL(t)O
Performance solo música/imagem
Os novos meios e tecnologias de produção digital permitiram pela primeira vez na história uma desmaterialização do objecto musical e consequentemente a criação de música sem objecto. Victor Gama situa-se num modo de criação em que o uso dessas mesmas tecnologias, associado a uma mutação no conceito de medium, permitem o efeito inverso: a materialização do objecto acompanhada por uma nova variável no processo de escrita musical, a forma. Ao operar neste modo observa-se que tanto a nova tipologia da música como a antiga se somam permitindo estabelecer um continuum. Neste espectáculo Gama faz uma ponte entre os dois processos apresentando-se com alguns dos seus instrumentos como Acrux, Toha e Dino cujo design tem vindo continuamente a desenvolver.
Victor Gama
Músico licenciado em engenharia de electrónica e com estudos de guitarra clássica, criou o projecto Pangeia Instrumentos através de um sistema de escrita no qual introduz uma componente tri-dimensional.
Nascido em Angola, implementou o primeiro arquivo digital de música rural, o projecto Tsikaya, realizando regularmente trabalho de campo naquele país. Participa actualmente no projecto Berimbau-Ungu com Naná Vasconcelos e Kituxi e no Folk Songs Trio com William Parker e Guillermo E. Brown. Colaborou recentemente com o Lower East Side Tenement Museum em Nova Iorque e com o Harbourfront Centre em Toronto. Trabalha actualmente em projectos com Max Eastley, Kronos Quartet e National Museums of Scotland. Expôs na Gigantic Art Space em Nova Iorque e em Luanda, Maputo, Bogotá, Lisboa, Londres, Toronto, etc. Gravou para a PangeiArt e Rephlex Records de Aphex Twin.













