Saltar para o conteúdo
Moldura

Espectáculo “Fernando Mil Pessoas Uma Musa e…” apresenta-se em Alcácer do Sal antes de rumar a Inglaterra

Alcácer do Sal vai assistir, no próximo sábado, dia 16, à ante-estreia do espectáculo “Fernando Mil Pessoas Uma Musa e…”, da autoria do encenador italiano Mario Fedele e baseado em textos de Fernando Pessoa.

3 min de leitura

Por Jornal Rostos

A iniciativa, integrada nas comemorações dos 120 anos do nascimento do poeta, será no auditório municipal da cidade, pelas 21h30.

Trata-se de um espectáculo de poesia, melodia e gesto expressivo, apresentado pela Leonor Alcácer Produções, e é a resposta a um convite do Centro de Língua Portuguesa do Insti­tuto Camões na Universidade de Oxford, para conceber, criar, produzir e realizar um trabalho original sobre a obra deste poeta. O público nacional poderá ver assim em primeira-mão este trabalho, que terá a estreia no dia 27 de Fevereiro de 2008, pelas 18 horas, no Auditório do St John´s College da Universidade de Oxford, Inglaterra.

Produzido por Nuno Pinto Teixeira, conta com as interpretações da actriz Leonor Alcá­cer, da cantora Zi Plátano, da pianista Ana Rá e de Mario Fedele, como Bailarino (Accademia Nazional Di Danza, Roma). Durante 65 minutos poderemos rever Alexander Search, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, declamados em português e inglês.

A oralidade da língua portuguesa e o seu valor na Lusofonia, assim como a universalida­de da obra de Pessoa, são as razões maiores para se apresentar este trabalho no Reino Unido, país grande na história da crítica literária e na representação dramática. Neste espectáculo, é dada vida a palavras do autor de "A minha Pátria é a Língua Portuguesa", numa interpretação contemporânea que pretende iluminar a alma sensível na vida do poeta que, nas palavras de um outro grande poeta da latinidade (Pablo Neruda), "é uma vida feita de todas as vidas – as vidas do poeta".

Estão convidadas para Oxford várias personalidades civis e da academia universitária, assim como do mundo diplomático, empresarial e cultural. Esta acção cultural conta com os patrocínios da The New Renais­sance Art Gallery, Herdade da Comporta, S.A., e do Município de Alcácer do Sal, que também acolhe os ensaios. Este espectáculo é parte integrante do Projecto Cego­nha - projecto de acção social, cultural e educativa – que, dirigido por Leonor Alcácer, pretende agora iniciar uma fase de internacionalização do que se faz, ou se pode fazer, no actual tecido cultural português, sobretudo nas regiões mais descentradas e subde­senvolvidas.

Este desenvolvimento intenta prosseguir as orientações do 2008: Ano Euro­peu do Diálogo Intercultural, em particular o fazer promover a mobilidade na Europa das pessoas e a sequente geração de um espaço de encontro de ideias e experiências para o concurso de acções que investiguem e desenvolvam a criatividade pela interac­ção de domínios e respectiva multidisciplinaridade.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção