Saltar para o conteúdo
Moldura

XI Festa do Teatro - Setúbal«Todos nós que prezamos o teatro somos pessoas felizes»

Uma pequena encenação abriu no sábado, ao final da tarde, a XI Festa do Teatro, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os actores Eduardo Dias e Hugo Moreira, do Teatro Estúdio Fontenova, foram os anfitriões na abertura de mais um certame das artes do palco, a decorrer até 5 de Setembro, em Setúbal.

O director artístico do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, agradeceu à Câmara Municipal o alto patrocínio para a realização de mais uma Festa do Teatro.

“Sem ele não poderia acontecer. É uma parceria que esperamos que se mantenha”, salientou José Maria Dias, que lembrou que a Festa do Teatro começou por ser uma simples mostra e que agora, passadas 11 edições, oferece uma “programação eclética e diversificada, nacional e estrangeira”.

4 min de leitura
XI Festa do Teatro - Setúbal «Todos nós que prezamos o teatro somos pessoas felizes»

Por Jornal Rostos

Exemplos da participação internacional são as presenças das companhias francesa Khalid K e brasileira CIA D’Artes.

A introdução do espaço do conto é uma das novidades desta edição. “Narrador, narra-me uma narrativa” é uma actividade levada a cabo pelo Teatro Estúdio Fontenova, no dia 30, domingo, às 22h00, no Club Setubalense.

A apresentação final da oficina de teatro “Educação para a cidadania e educação”, nos dias 4 e 5 de Setembro, é, também, um dos pontos altos do programa.

Esta actividade foi realizada em colaboração com o Teatro Vivo, de São Roque, na Ilha do Pico, nos Açores.

“Com esta parceria ficam demonstradas as qualidades deste festival”, mencionou José Maria Dias.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, saudou a organização da XI Festa do Teatro dando votos para que “este encontro decorra com o sucesso igual ou, se possível, maior ainda” das edições anteriores.

“Todos nós que prezamos o teatro somos pessoas felizes”, referiu a autarca. “Felizes porque perpetuamos uma arte antiga, companheira do homem e da sua existência, explicando-a e, inúmeras vezes, tornando-a mais suportável”.

Maria das Dores Meira citou uma reflexão que o dramaturgo alemão Tankred Dorst fez, em 2003, a propósito do Dia Mundial do Teatro, em que dizia que “o teatro é um espelho do mundo: explica-o”.

“Uma Rampa para Ti”, pelo FIAR – Centro de Artes de Palmela, foi o primeiro espectáculo da Festa do Teatro, no sábado à noite, nos Claustros do Convento de Jesus, um espaço com íntima ligação às artes cénicas.

Esta encenação procura, numa linguagem contemporânea, questionar as fronteiras das diferentes expressões artísticas, cruzando-as e pondo-as em dialogo entre elas.

PROGRAMA

AGOSTO

22> 19h> Salão Nobre> Sessão de Abertura – Teatro Estúdio Fontenova

22> 22h> Claustros do Convento de Jesus> Uma Rampa para ti – Fiar – Centro de Artes de Rua de Palmela

23> 22h> Auditório José Afonso> Humanum Fatum – PIA – Projectos de Intervenção Artística.

24> 22h> Escola Sebastião da Gama> Oro8oro – Teatro Estúdio Fontenova

26> 22h> Escola Sebastião da Gama> Le tour du monde en 80 voix – Khalid K, França

27> 22h> Clube Setubalense> Mostra de Curtas-metragens – Experimentáculo.

28> 22h> Escola Sebastião da Gama> Cafundó - Onde o Vento Faz a Curva – CIA D‟Artes do Brasil

28>22h > Cine Teatro - S. João /Palmela > Le tour du monde en 80 voix – Khalid K, França

29>19h |21h | 22h30> Praça do Bocage> Luto Clandestino – Teatro O bando

30> 22h> Clube Setubalense> Narrador, narra-me uma narrativa… – Teatro Estúdio Fontenova

31> 22h> Academia Problemática e Obscura (R. Deputado Henrique Cardoso) – Conversas de Teatro – O Teatro como Poder – Fernando Dacosta, Eugénia Vasques e Rui Pina Coelho

SETEMBRO

02> 22h> Parque do Bonfim> As Justiceiras – Teatro ao Largo

03> 22h> Escola Sebastião da Gama> Canção do Vale – Teatro dos Aloés

04> 22h> Escola Sebastião da Gama> Apresentação do Trabalho final da Oficina de teatro/ Educação para a Cidadania e Inclusão.

05> 22h> Escola Sebastião da Gama> Apresentação do Trabalho final da Oficina de Teatro/ Educação para a Cidadania e Inclusão.

05> 23h> Claustros do Convento de Jesus> Concerto com Baile Mandado – BAILEBÚRDIA

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção