Saltar para o conteúdo
Moldura

Teatro Municipal de AlmadaTuning, de Rodrigo Francisco
Uma peça sobre a identidade juvenil no TMA onde brilham jovens actores de Almada

O jovem Pedro, que queria ser jogador de futebol, lesiona-se e é obrigado a mudar de projecto. Obtém emprego numa oficina de automóveis, como aprendiz. Aí contacta com o submundo da marginilidade e envolve-se em acções que tornarão impossível o seu sonho de recuperar carros velhos destinados à sucata e dar-lhes uma vida nova. Nelson, o colega amante do tuning, e Milton, o segurança marginal, conduzi-lo-ão até ao drama.
Uma senhora viúva, que ansiava por novos sonhos, envolve-se com o pesadelo. O proprietário da oficina assiste e sobrevive, adaptando-se ao mundo competitivo e impiedoso em que lhe coube viver.

A realidade de alguns jovens suburbanos apaixonados pela transformação de carros, através dos quais tentam construir uma identidade que lhes é negada, é o tema da peça Tuning, Rodrigo Francisco, que se estreia esta quinta-feira, dia 8, às 21h30, no Teatro Municipal de Almada.

3 min de leitura
Teatro Municipal de Almada Tuning, de Rodrigo Francisco Uma peça sobre a identidade juvenil no TMA onde brilham jovens actores de Almada

Por Jornal Rostos

A realidade de alguns jovens suburbanos apaixonados pela transformação de carros, através dos quais tentam construir uma identidade que lhes é negada, é o tema da peça Tuning, Rodrigo Francisco, que se estreia esta quinta-feira, dia 8, às 21h30, no Teatro Municipal de Almada. Joaquim Benite dirige os actores Pedro Walter, João Farraia, Rui Dionísio, Teresa Mónica e Paulo Guerreiro nesta aventura de velocidade, acção e marginalidade, que se passa num espaço cénico onde Jean-Guy Lecat reproduz com precisão uma oficina tipicamente de bairro (o espectáculo estará em cena de 8 de Abril a 2 de Maio, de quarta a sábado, às 21h30, e aos domingos, às 16h00).
O elenco da nova encenação de Joaquim Benite é maioritariamente constituído por actores que nasceram e cresceram em Almada, num reflexo de uma política de valorização da comunidade como agente responsável pelo desenvolvimento cultural envolvente. Tuning aposta não só em temáticas que espelham a problemática de uma juventude fascinada pela hiper-realidade mediática, como centra a sua acção em ambientes e comportamentos que caracterizam o concelho de Almada.
Tal como Rodrigo Francisco, que tendo nascido em Almada em 1981, aqui cumpriu a maior parte do seu percurso escolar, também Paulo Guerreiro, João Farraia e Pedro Walter são de Almada, compreendendo bem a dinâmica da cidade, assim como as linhas dramatúrgicas desenvolvidas pelo encenador e pelo autor (que também interveio no processo de construção do espectáculo como assistente de encenação). O resultado é uma produção impressiva, um exercício que não se deixa prender na realidade imediata, mas que insere a história de Pedro (Pedro Walter), dos seus companheiros Nelson e Milton (João Farraia e Rui Dionísio), do garagista Albino (Paulo Guerreiro) e da reformada Glória (Teresa Mónica) na alienação e frustração de expectativas pós-modernas
É neste sentido, aliás, que Joaquim Benite tem trabalhado sempre com a Companhia de Teatro de Almada, contribuindo activamente, desde há 30 anos, para a formação de jovens actores. Como várias vezes afirmou, o director da CTA nega o conceito de generation-gap, defendendo, ao invés, um teatro em que os mais experientes ensinam os mais novos; e em que estes últimos revitalizam os primeiros.
Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção