Saltar para o conteúdo
Moldura

Três artistas do BarreiroApresentam «Deslocalizações»

Na Cooperativa Cultural Popular Barreirense está patente ao público, até dia 10 de Dezembro, uma exposição de três artistas barreirenses – Fátima Romão, Pedro Miranda e Francisco Palma.

São três artistas, com estilos próprios que proporcionam «olhares» diferentes sobre a realidade que recriam e reinventam. Visite.

2 min de leitura
Três artistas do Barreiro Apresentam «Deslocalizações»

Por Jornal Rostos

Em Fátima Romão, embora nos tenha habituado às suas matrizes de enorme sensualidade a carvão, e que já então de pintura se tratava, desenvolveu algumas incursões na cor na década de 90, vindo agora em definitivo e abertamente a assumir-se com a pintura, apresentando trabalhos de grande gestualidade e lirismo cromático, numa riquíssima espacialidade compositiva.

O Pedro Miranda, mesmo na escultura sempre tem vindo a testar uma linguagem muito próxima do neo-conceptualismo, além de outros trabalhos mais conceptuais, tornando mais clara essas referências agora com a apropriação de pintura, neste caso com a sobriedade de Giorgio Morandi, e da ironia dos ready made’s, num sentido especulativo, subvertendo a sacralidade dos objectos.

Francisco Palma também se apropria de imagens e assume referências a outras artes, neste caso ao cinema, com o filme “Les amours d’Astrée et de Céladon” de Eric Rohmer, não deixando contudo de continuar a procurar ambientes que ligam o corpo à natureza, aproximando-se agora mais de um erotismo táctil, assumidamente de influência surrealista.

BREVE REGISTO

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção