O teatro cómico em AlmadaUma divertida comédia com um elenco de luxo

Por Jornal Rostos
Nesta comédia, Goldoni sintetiza aquela que viria a ser a sua contribuição para o estabelecimento da comédia nova, isto é, uma forma teatral que se emancipasse da antiga commedia dell’arte. A revolução impulsionada por Goldoni consistiu em conferir à comédia nova o estatuto de uma categoria literária: os textos passaram a ser fixados, e ditos por actores que se libertaram das máscaras e passaram a reivindicar a utilização dos teatros, em vez de palcos improvisados. Utilizando uma típica “companhia de cómicos” da época, Goldoni mostra-nos as tensões e conflitos que uma tal revolução implicou, dando o exemplo de um grupo de actores que ensaia uma obra da comedia dell’arte (O pai rival de seu filho).
É justamente no seio deste grupo que surgem os conflitos entre os amantes do velho estilo, como o poeta Lelio (interpretado por Jorge Silva), e aqueles que defendem o estabelecimento da comédia nova, como é o caso de Horácio (aqui interpretado por André Gomes), cujas tiradas teóricas enquanto dirige os seus actores poderiam ser ipsis verbis as palavras do próprio Goldoni.
Mas nem só de inovações estéticas nos fala esta peça. Ao entrarmos no dia-a-dia de uma trupe do século XVIII, deparamo-nos com temas comuns aos artistas de hoje: crise, desemprego, fome e uma sociedade em transformação - como se entre a época de Goldoni e os nossos dias não tivessem já decorrido três séculos.
Sobre a experiência de trabalhar com o mestre italiano Mario Mattia Giorgetti, o actor Joaquim Nicolau disse ter sido consideravelmente enriquecedora, “porque se trata afinal de um especialista da commedia dell´Arte e da máscara. Mas mesmo que não fosse, o simples facto de ser italiano coloca-o numa posição próxima desse teatro de que fala esta peça de Goldoni”.
O teatro cómico
de Carlo Goldoni
Encenação de Mario Mattia Giorgetti
Cenário e figurinos Tiziana Gagliardi
Tradução José Colaço Barreiros
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Assistente de encenação Sara Monteiro
Estagiários e figurantes Bruno Galante | Fábio Martins | Gonçalo Ventura |
Tiago Filipe
Intérpretes (por ordem de entrada em cena): Joaquim Nicolau | André Gomes | Maria Frade | Marques D’Arede | Sofia Correia | Pedro Walter | Luzia Paramés | Celestino Silva | Jorge Silva | Manuela Cassola | João Farraia
01 a 18 de Dezembro
Sala Principal M12
Horário Quinta a Sábado 21h30 Domingo 16h00
Preço 6 a 15€
Reservas 212739360













