Ulisses... do Brasil para SetúbalGesta de Ulisses representada num ambiente contemporâneo

Por Jornal Rostos
A gesta de Ulisses, o rei de Ítaca que deixou a sua ilha para resgatar Helena das mãos do governante de Troia, depois de este ter desafiado os gregos e provocado uma guerra, é representada num ambiente contemporâneo. Ambiente assumidamente rude, grotesco, que combina tempos distintos num único lugar. O espetáculo integra atores que ora mergulham, ora emergem do espaço cénico predominantemente aquático. Tal como aconteceria no mundo real com os seres reais ou imaginários do mar do meio, que conferem vida e ação às diversas narrativas.
As propostas desta encenação, por Fernando Casaca, da Odisseia de Homero exploram, até ao limite máximo de experimentalismo, a relação entre o teatro e as tecnologias de palco. A interpretação é feita por Fernando Casaca, Lisandra Branco, Rita Sales e, na personagem coletiva Coro, juntam-se membros das comunidades onde o espetáculo é apresentado.
No Workshop de Técnica da Máscara, atividade complementar do espetáculo, pretende-se divulgar técnicas de teatro, nomeadamente metodologias de trabalho de ator com máscara. Ainda, difundir métodos de improvisação e processos de construção de cenas e caracterização de personagens da tradição da commedia dell’arte. A formação dirige-se para todos a partir dos 15 anos e a participação é livre.
‘Ulisses, edição revista e aumentada’, primeira produção do Teatro do Elefante para 2013, é apresentado no dia 4 de março, pelas 14h30 para grupos escolares; no dia 9 de março, pelas 21h30; e dia 10, pelas 16 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. O workshop é de participação gratuita, mas implica inscrições para os contatos do TdoE . Os bilhetes têm o valor de 5€ e podem ser adquiridos na bilheteira do espaço, as reservas podem ser feitas pelo contato 265 522 127.
Teatro do Elefante













