Jovens com diabetes animam orientação pedestre7 de Março, Fábrica da Pólvora, Oeiras, 9h
Por Jornal Rostos
Esta actividade destina-se à população em geral, o percurso tem 1.8 km e conta também com um desafio de orientação de precisão para os interessados.
A diabetes
A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal 13% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%).
A Diabetes tipo 1 afectava, em 2013, 3.262 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2013 foram detectados cerca de 18 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.
[1] – Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2014.













